Avenidas recapeadas ganham nova sinalização horizontal

Agência Aracaju de Notícias
18/01/2018 08h55

A malha viária de Aracaju tem passado por grandes modificações desde o início da atual gestão. Os mutirões de tapa-buraco e o Programa de Recapeamento Asfáltico revitalizam, diariamente, ruas e grandes avenidas em todas as regiões da cidade. Mas além do novo asfalto, que melhora a fluidez do trânsito na cidade, outro serviço bastante importante é feito: a sinalização horizontal das vias. Esse trabalho é realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O trabalho é feito de forma integrada. Primeiro, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realiza o recapeamento e, logo em seguida, a SMTT segue com as pinturas. A sinalização horizontal é composta por faixa de pedestre; linha de eixo, que é a linha divisória dos fluxos; linha de bordo, que fica junto ao meio-fio; faixa de canalização, que é o famoso zebrado; faixa de estacionamento; e a pintura das ondulações transversais.

"Nós identificamos a necessidade de cada avenida pra implantar a sinalização adequada. Na verdade, esse é um trabalho permanente de revitalização e implantação de sinalização. Quando ocorre uma situação como essa, de um recapeamento, a gente tem a implantação de uma sinalização nova, e no dia a dia, temos o trabalho de revitalizar uma já existente ou implantar em locais novos que são demandados pela população", explica a coordenadora de Sinalização da SMTT, Sheila Tereza Vieira.

Até o momento, o trabalho de recapeamento e nova sinalização, feitos por Emurb e SMTT, já beneficiaram diversas vias, a exemplo da rua Santa Luzia e avenida Augusto Maynard, no São José; Hildete Falcão Batista e Júlio César Leite, no aeroporto; Antônio Fagundes de Melo, 13 de julho;  Alexandre Alcino, no Santa Maria;  e Jorge Amado, no Jardins.

Atualmente, a Emurb está recapeando a avenida Gentil Tavares, no Getúlio Vargas e rua Ananias Azevedo, na 13 de Julho. Enquanto isso, a SMTT segue fazendo a nova sinalização horizontal, assim que um longo trecho de pavimento é finalizado. "Apesar de não estarem concluídas, essas vias já têm uma extensão razoável asfaltada, então vamos iniciar a sinalização de um trecho que já está pronto. Na medida em que vão asfaltando, vamos sinalizando", conclui Sheila.

Revitalização

No ano de 2017, a SMTT revitalizou diversos pontos da cidade em que a sinalização estava deteriorada. Até dezembro, cerca de 500 faixas de pedestre foram pintadas em toda a cidade. Neste processo, foram priorizadas as faixas próximas a instituições de ensino públicas e particulares, além de locais apontados por associações de moradores através dos canais de comunicação do órgão com o cidadão.