Aprendizado e encantamento marcam visita de estudantes ao Oceanário de Aracaju

Educação
17/01/2018 15h49

Muita alegria e encantamento pelo mundo marinho marcaram a tarde desta quarta- feira, 17, de 100 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, localizada no conjunto São Carlos, bairro Olaria. Isso porque eles fizeram uma visitação pedagógica ao Oceanário de Aracaju, na Orla da Atalaia.
 
A coordenadora pedagógica da escola, Betânia Fonseca, destaca que as visitas vêm sendo realizadas com diferentes turmas desde maio de 2017. Segundo ela, mesmo sendo uma atividade de caráter educacional, as crianças ficam empolgadas, tendo em vista muitas serem de famílias carentes e nunca foram sequer à Orla ou viram o mar.  

Ainda segundo Betânia, os estudantes saem de lá repletos de experiência e aprendizados, alcançando a proposta pedagógica da visitação que é despertar, através do lazer, a educação ambiental.“Os olhos deles brilham muito e isso é de extrema importância para nós. Algumas crianças não têm a oportunidade de vivenciar momentos de lazer como este. Não é só pelo conteúdo educativo, mas algo especial também por mostrar a eles que o mundo lá fora existe, que há outras realidades e que o caminho da educação proporcionou esse momento”, explica a coordenadora.


Professora do 5º ano B, Rose Carvalho, também gostou muito do passeio educativo e se sente feliz pelas crianças fazerem algo que parece diversão, mas é de cunho didático. “Os alunos se mostraram muito curiosos e impressionados em ver os animais marinhos. À medida que foram visitando as diversas espécies, como peixes diferentes, arraias, tubarões e outros, foram escutando a explicação dos guias de modo muito tranquilo e concentrado”, revela.


E o que Iara de Jesus, de 10 anos e cursa o 5º ano, mais gostou de ver e saber mais foi sobre as tartarugas e seus filhotes. Empolgada em ter visto de perto animais que nunca tinha visto, ela afirma que, com a visitação, aprendeu a cuidar melhor do meio ambiente para que os animais não sofram.  “Agora, eu sei o porquê de não podermos jogar lixo no mar, sei sobre os animais que estão em extinção e que não devemos usar veículos na beira do mar, já que, entre outras razões, ameaçam os ovos ou filhotes de tartarugas”, conta.