Nucaar promove treinamento para gerentes de unidades de saúde

Saúde
17/01/2018 18h35

O Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou um treinamento para os gerentes das 44 Unidades de Saúde da Família (USF's) sobre os novos fluxos das Autorizações de Procedimentos de Alta Complexidade (Apac's). Os encontros ocorreram em duas etapas: na última terça-feira, 16, e nesta quarta, 17.

Desde o dia 2 de janeiro, o preenchimento das Apac's passou a ser realizado apenas por meio eletrônico. "Tudo foi sistematizado para o meio digital e, desde setembro, as Autorizações de Internação Hospitalar (AIH's) [documento necessário para a liberação de cirurgias] já tinham passado pelo mesmo processo. Com o fim dessas documentações físicas, os gerentes e os marcadores das nossas unidades tiveram muitas dúvidas. Foi então que decidimos dividir os gerentes em dois grupos e, durante duas tardes, fizemos um apanhado geral dos fluxos destes formulários, que são muito importantes para a realização de exames de alta complexidade [no caso das Apac's] e cirurgias", informou a coordenadora de Regulação do Nucaar, Ticiana Sirqueira Carvalho.

A coordenadora de regulação informou ainda que o próximo passo será capacitar as pessoas responsáveis pela a marcação destes procedimentos em todas as unidades de saúde de Aracaju. "Acreditamos que após essa fase, esses processos serão muito mais céleres, uma vez que a comunicação entre os setores da SMS responsáveis por essa parte será completamente via sistema. Isso possibilitará o acesso e o encaminhamento dessas documentações em tempo real", acrescentou Ticiana.

Esclarecimentos

Para a gerente da USF Augusto Franco, Alessandra Melo de Jesus, este treinamento foi muito benéfico. "Realmente tínhamos muitas dúvidas e este encontro nos deu a oportunidade de fazer vários questionamentos, onde todos foram esclarecidos. É bom que sempre tenham encontros como este para ficarmos afinados. Assim podemos ofertar um atendimento de qualidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju", reconheceu.