Mulheres dominam 2ª edição do Ocupe a Praça de Verão

Cultura
17/01/2018 22h39

Mais uma edição do projeto ‘Ocupe a Praça de Verão’ aconteceu na noite desta quarta-feira, 17, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, Centro. Na noite, foram exibidos documentários, o filme “Modos de Produção” e  houve a apresentação contagiante da DJ Disfalq. O evento realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), foi comandado, exclusivamente, por mulheres e conquistou o público por debater o tema ‘Empoderamento Feminino no Audiovisual Brasileiro’.

O termo ‘empoderamento feminino’ ganhou força na última década através de movimentos que expressam a consciência feminina, a fim de fortalecer as mulheres e disseminar o conceito de equidade de gênero. Pensando em apoiar à causa e mostrar o quanto a mulher está presente  dentro do contexto do audiovisual, o ‘Ocupe a Praça’ serviu de palco para debater sobre o tema e expor trabalhos desenvolvidos por mulheres.
 
A mostra 'Mulheres em Cena', que apresentou trabalhos dirigidos por sergipanas, encantou o público que chegou logo cedo para acompanhar a segunda edição especial de verão. Foram exibidos os documentários "Super Fren, "Super-8'' (Moema Pascoini), "Cem aplausos" (Anne Samara), "Jardim" (Fernanda Almeida), "Cenas para Paganini" (Luna Safira), "Eu", Oxum" (Héloa e Martha Sales) e "A Parede" (Graziele Ferreira). Todos retrataram questões femininas de uma forma sensível e bastante reflexiva.

Após as exibições, um bate-papo  foi formado para que as diretoras dos curtas em formato de documentário e especialistas pudessem colocar em pauta assuntos relacionados à presença da mulher no cenário audiovisual. Um dos destaques foi o documentário "Eu, Oxum", que narrou levemente o cotidiano de seis filhas de Oxum, orixá feminino cultuado em religiões afro-brasileiras. 
 
“A obra mostra momentos protagonizados por iniciantes do candomblé, suas vivências dentro e fora dos terreiros, suas lutas para encontrar e entender o seu universo, a fim de expressar o sentimento do corpo que fala através do produto cinematográfico”, refletiu a antropóloga e ialaxé Martha Sales, que é uma das responsáveis pela obra.
 

Lançamento
 
Outra atração bastante esperada foi o lançamento, em Sergipe, do filme “Modos de Produção”, dirigido pela cineasta pernambucana, Déa Ferraz.“Tivemos a honra de trazer este presente para Sergipe. Esse filme aborda assuntos importantes, os quais precisam ser discutidos. Temos uma obra de uma mulher magnífica, a qual trata de um assunto bastante atual e que precisa ser destacado em momentos como este que gera discussões e reflexões sobre temas de interesse coletivo”, explicou a coordenadora do NPD, Carol Westrup.

Como de costume, o término do evento aconteceu em plena praça, firmando a proposta do projeto de ocupar a General Valadão, dando luz ao espaço com arte e cultura. A programação especial foi  encerrada com a apresentação da DJ Janaína Vasconcelos (conhecida como DJ Disfalq). Para ela, foi uma grande oportunidade de divulgação do seu trabalho e de contribuir para a consolidação de uma ação que enaltece a cultura. “Colocar um projeto em plena General Valadão é algo bastante precioso porque reforça o quanto é importante a ocupação desses espaços, e que não depende só das instituições, mas de nós mesmos que temos que buscar iniciativas para revitalizar esses locais", observou.
 

Edição especial
 
O Ocupe a Praça de Verão tem como proposta fortalecer o audiovisual, com apresentações artísticas e movimentos sociais. A programação se estende até o final de janeiro, sempre às quartas-feiras, a partir das 17h30, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) e na praça General Valadão, Centro.