Recapeamento garante qualidade do pavimento e amplia mobilidade

Obras e Urbanização
18/01/2018 17h33

Mobilidade urbana é um conceito moderno adotado para designar as condições de deslocamento da população dentro do território das grandes cidades. Em Aracaju, as ações desenvolvidas pela administração municipal vem garantindo condições adequadas para o trânsito, recuperando a malha viária e proporcionando mais cidadania e qualidade de vida aos aracajuanos. Mesmo tendo um desafio de recuperar algo em torno de 900 km de ruas e avenidas cujo pavimento principal é o asfáltico, número que representa 60% dos 1.500 km de vias públicas que cortam a cidade, a Prefeitura de Aracaju tem assegurado várias medidas que já apresentam resultado importantes.

Uma delas é o Programa de Recapeamento Asfáltico, que já utilizou mais de 30 toneladas de asfalto no revestimento de aproximadamente 20 km, priorizando os corredores de trânsito por onde passam os transportes coletivos ou áreas de grande fluxo de veículos. Avenidas como a Alexandre Alcino e Juarez Conrado Dantas, ambas no Santa Maria; Hildete Falcão e Júlio César Leite, Aeroporto; Jorge Amado e Antônio Fagundes Santana, bairro Salgado Filho; Augusto Maynard, bairro São José; além de ruas como Santa Luzia no Centro, Uruguai e Paraguaçu, bairro América, além de vias do loteamento São Sebastião, no Bairro Industrial.

O asfalto empregado nas ruas e avenidas contempladas pelo programa é de CBUQ [Concreto Betuminoso Usinado a Quente], apropriado para os serviços de execução de recapeamento asfáltico. A massa empregada é utilizada nas grandes avenidas e corredores do país e garante a durabilidade também no período chuvoso. "São números significativos se levarmos em consideração a dimensão dos problemas que encontramos na malha viária, a usina desativada e os servidores com salários em atraso e equipes reduzidas. É sempre bom relembrar estes fatos não para culpar quem quer que seja, mas para expressar nosso contentamento com nossos profissionais de campo que são importantes peças nesta reconstrução da cidade", enfatiza o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

Ainda Segundo Ferrari, todo o trabalho é feito a partir de levantamentos, avaliações e diagnósticos que, após ratificado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, são executados. "Monitoramos as vias já recapeadas, aquelas que estão na programação, e calculamos os resultados que melhor terão impactos na mobilidade da cidade, com ênfase no transporte coletivo. Sabemos do desafio que há pela frente, mas se compararmos os frutos de um programa lançado ainda em setembro passado e tem transformado nossas avenidas é de se esperar que teremos tempos melhores de agora por diante", destaca o gestor do órgão municipal.

Recapeamento tem prosseguimento

E o Programa de Recapeamento não para. Com duas frentes de trabalho em pontos distintos novos trechos são recompostos. A rua Ananias Azevedo, bairro 13 de Julho, encaminha-se para ser totalmente recapeada, tendo sido aplicadas as últimas 60 toneladas na via nesta quinta-feira, 18. Já na avenida Gentil Tavares, bairro Getúlio Vargas, sentido norte-sul, outra equipe seguia atuando para restabelecer a qualidade do pavimento de um dos principais artérias da capital.