CCTECA: alunos da rede municipal aprendem na prática o que estudam em sala de aula

Educação
19/01/2018 14h46

Mais de 60 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oviêdo Teixeira, fizeram uma vista guiada, nesta sexta-feira, 19, à Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed). Interagindo com as Esferas de Newton, experimentando o efeito da terceira dimensão até sentindo o cheiro da lua, os alunos aprenderam sobre física, matemática, astronomia e sobre ciências biológicas.

A coordenadora pedagógica, Tânia Maria Vieira Leite, explica que a CCTECA recebe por mês uma média de 1.300 visitantes, mas as visitas são segmentadas por público. “Hoje, estamos recebendo crianças do ensino fundamental, então essa visita é adequada para atender a esse público para que ele compreenda, na prática, muitas coisas que ele vê nos livros, com uma linguagem  apropriada para essa idade”, explica.

O professor de Educação Física da Emef Oviêdo Teixeira, Levi Barros, identificou que a visita é uma oportunidade muito rica de aprendizado prático. “Aqui eu expliquei para os meus alunos sobre o corpo humano. Eles viram onde estão os ossos, os tecidos, os músculos, viram também a geração de energia que o nosso corpo alcança a partir do exercício físico. Esta visita nos deixa muito feliz, porque eles estão aprendendo muito mais que qualquer livro pode ensinar, pois podem interagir com os experimentos e podem ver as partes do corpo”, contextualiza.

Os alunos

Talia Grimaldi é aluna do 4° ano e tem 10 anos. Ela conta que se encantou com a possibilidade de ver um pequeno pedaço original da lua e de poder sentir o cheiro do satélite natural da Terra. “Eu quase não acreditei quando vi que poderia sentir o cheiro da lua estando em minha cidade”, diz.

Já Gabriel Henrique Andrade, aluno do 4° ano, de 9 anos, ficou encantado com o corpo humano aberto. “A gente vê nos livros, mas ver dessa forma, podendo tocar, sabendo exatamente onde estão os órgãos e aprendendo ainda mais sobre eles me deixa muito empolgado. Eu estou feliz demais em estar aqui, hoje, porque ciências e matemática são as minhas matérias preferidas”, revela.

Para Andrecia de Oliveira, 10 anos, aluna do 5° ano, a parte mais legal da CCTECA é o planetário. “Ver o sistema solar assim pertinho, aprender sobre a Terra e sobre os outros planetas foi a parte que eu mais gostei. Não podia imaginar que os planetas mais distantes eram feitos de gás, e que eles tinham mais de 60 luas. Estou impressionada e ao mesmo tempo muito feliz porque aprendi coisas que eu nem imaginava”, destaca.