Gincana cultural marca aniversário de 30 anos da EMEF Olga Benário

Educação
20/01/2018 10h53

Uma manhã de resgate cultural, por meio da história de uma escola que há 30 anos muda a vida de crianças, jovens e adultos da comunidade do bairro Santos Dumont. Assim foi a Gincana Cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, que aconteceu na manhã deste sábado, 20, no pátio da unidade de ensino. Os alunos do 6° ao 9° ano reconstruíram a linha do tempo da escola, desde a sua fundação, em 20 de março de 1987, até os dias de hoje.


A diretora Maria Claudeilde dos Santos ficou emocionada com o que viu. Ela trabalha na rede municipal da Educação há 36 anos e participou da fundação do prédio. “Em 1987 eu estava aqui, no chão dessa escola, junto com o prefeito, com a secretária da Educação e com a filha de Olga Benário, Anita Leocádia Prestes, inaugurando esta escola, então ver esses meninos hoje, relembrando toda a história, é emocionante para mim que estou no meu segundo mandato como diretora da unidade de ensino”, destacou a Maria Claudeilde.


A coordenadora pedagógica, Rosane Delfina da Silva, explicou a importância do momento, do ponto de vista pedagógico. “Essa atividade é a culminância do projeto de resgate histórico que nós trabalhamos durante o ano de 2017. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer pesquisas sobre os 30 anos da Emef, que é tão importante para a comunidade do Santos Dumont”, revelou.


Criatividade

Entre a criação de paródias, de brinquedos de materiais reciclados em painéis com a história da instituição de ensino, e de declarações de amor a escola, os alunos brilharam nas apresentações da gincana.


Silas Cabral, é aluno do 9° ano, tem 14 anos e, há oito, estuda na escola que seus pais também estudaram. Ele falou sobre como se sentiu participando da gincana. “Eu tenho consciência de que estou participando de um marco na história da minha escola. Estudo aqui desde o 1° ano e minha vida está misturada com a da escola, porque todos esses anos passo boa parte do meu dia aqui. Me sinto orgulhoso de ter feito parte deste momento ao lado dos meus colegas“, afirmou.


Sentimento compartilhado por Flávia da Silva Freitas, 13 anos, aluna do 6° ano. “Eu estou orgulhosa porque é emocionante contar a história da nossa escola com arte e com o envolvimento de todos os alunos e professores do ensino fundamental maior”, frisou.


Camila Vitória dos Santos, 15 anos, é aluna do 8° ano e era uma das mais animadas. “Hoje apresentamos o resultado de um trabalho que desenvolvemos durante todo o ano, em todas as matérias, então estou muito feliz porque não esperava que fosse ficar tão bonito”, declarou.


A História

Inaugurada em 1987, na administração do ex-prefeito de Aracaju, Jackson Barreto, a escola foi nomeada, inicialmente, Centro Educacional Olga Benário, uma homenagem à líder revolucionária comunista alemã que participou, no Brasil, da Intentona Comunista, em 1935, e que foi deportada à Alemanha onde morreu no campo de extermínio de Bernenburg, pela sua intensa contribuição com o ideal político comunista. Na ocasião de sua inauguração, a Prefeitura convidou a filha da homenageada. Hoje a escola conta com 945 alunos matriculados no ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, e é uma das principais escolas do bairro Santos Dumont.