Sema apresenta a órgãos municipais propostas para a revitalização do Museu do Mangue

Meio Ambiente
02/02/2018 18h46

Diversas secretarias municipais de Aracaju se reuniram na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), na manhã desta sexta-feira, 2, para tratar, de forma conjunta, sobre a revitalização do Museu do Mangue, situado no bairro Coroa do Meio, zona Sul da capital. Dentre as secretarias, estavam a da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), da Defesa Social e Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal, a do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Assistência Social e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). 
 
Na oportunidade, a bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro,  apresentou as propostas para a revitalização do Museu do Mangue, debatendo a sua importância na conservação do meio ambiente.  “O objetivo desse encontro foi discutir a proposta de revitalização do Museu do Mangue através de diversas potencialidades, como de caráter ambiental, social e turístico. Aproveitamos para constituir parcerias com outras secretarias municipais a fim de fazer com esse projeto se desenvolva”, explica. 
 
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, é essencial planejar e somar parcerias com outros órgãos para a execução das ações.  “Estamos somando esforços na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira para alcançarmos os objetivos que queremos. O nosso desejo é realizar projetos que visam à retomada da qualidade de vida do cidadão aracajuano; e um desses projetos é a revitalização do Museu do Mangue.”  
 
Visita Técnica
 
Após a reunião realizada pela manhã, os representantes dos órgãos municipais participaram de um passeio técnico de barco, visitando o Rio Sergipe, Poxim e a Maré do Apicum, área conhecida pela expressiva presença de mangue. 
 
“Já que debatemos pela manhã propostas para a revitalização do mangue, concluímos o dia oferecendo um passeio técnico de barco, percorrendo alguns pontos que possuem um significado importante para o meio ambiente. O objetivo é ter contato com esse rico ecossistema, sentir e compreender de perto o potencial que ali há, por meio da sua relevância ambiental e de que forma podemos trabalhar para valorizá-lo”, conclui Raphaella Ribeiro. 
 
A visita técnica contou com o apoio da Capitania dos Portos de Sergipe, que disponibilizou uma embarcação e o suporte necessário para garantir o conforto e segurança dos passageiros, e com a colaboração da Guarda Municipal de Aracaju.