Guarda Municipal inicia série de palestras sobre segurança para funcionários do município

Guarda Municipal
05/02/2018 21h46

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) iniciou mais uma ação de prevenção aos crimes através de medidas educativas e palestras apresentadas a servidores do município de Aracaju. Integrantes da Ronda da Capital (Rondac) percorrerão as sedes dos órgãos municipais mostrando a importância de ações simples para a melhoria da própria segurança e dos espaços públicos.

Iniciado hoje, 5, o projeto denominado "Como contribuir para a minha segurança" leva orientações práticas sobre como se portar nas ruas, no trânsito, em locais fechados como lojas, farmácias, mercados, além do que fazer em casos de assaltos e como identificar possíveis suspeitos. A gerente da Unidade de Saúde da Família Ávila Nabuco, no Conjunto Médici, Jéssica Melo, elogia a iniciativa. "Em todos os bairros, infelizmente, a violência tem crescido muito, mas graças à atuação da Rondac aqui na região podemos notar que a situação é um pouco melhor. Eu já conhecia o trabalho da Rondac, pois eles fazem cotidianamente a segurança da unidade em horários específicos. O coordenador manteve contato comigo e se ofereceu para ministrar uma palestra sobre dicas de segurança aos funcionários da unidade, fato que ocorreu hoje. Orientações muito importantes que abriram nossos olhos para coisas simples do dia a dia, mas que podem fazer toda a diferença se colocadas em prática".

A Unidade conta com cerca de 50 funcionários, destes, por volta de 35 participaram da palestra. São agentes administrativos, enfermeiros, agentes de saúde e de endemias. Profissionais que atuam dentro e fora do prédio público, inclusive, indo de casa em casa e adentrando em locais perigosos. Saber como se portar nessas situações faz toda a diferença. De acordo com o supervisor da GMA, Nilson Reis, as pessoas precisam aprender a contribuir com a segurança da cidade e com a sua própria segurança. "As forças de segurança não podem estar em todos os locais todo o tempo. As pessoas precisam entender que fazem parte do sistema de segurança pública e que suas atitudes podem fazer toda a diferença para elas não sejam novas vítimas da criminalidade e que possam sair e voltar para suas casas em segurança e com sua integridade física resguardada".

Ainda de acordo com o supervisor, atitudes simples podem prevenir os mais variados crimes, como furtos e roubos. "Manter-se calmo em situações de crise, tentar memorizar traços físicos e características pessoais dos suspeitos como cicatrizes, tatuagens, cor dos cabelos e roupas. Além disso, evitar expor objetos de valor como smartphones, joias e dinheiro, em locais públicos. Além, de se manter sempre atento às pessoas que estão ao seu redor. Essas são algumas atitudes que precisam ser tomadas por todos os cidadãos", afirma.

Além dessas, outra orientação essencial é acionar os órgãos de segurança sempre que houver suspeição ou cometimento de crimes. Nos casos de ocorrências nos espaços públicos do município, a Guarda Municipal pode ser solicitada através do telefone 153 ou do WhatsApp 98166-7790.