Fazenda instrui contadores do município sobre novos procedimento contábeis

Fazenda
06/02/2018 19h18


Contadores dos 23 órgãos da Prefeitura de Aracaju participaram de uma reunião nesta terça-feira, 6, dirigida pelas Coordenadorias de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis) e de Operações Contábeis (COOC) da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). O objetivo do encontro foi alinhar os procedimentos de trabalh  tendo em vista as mudanças que ocorreram em alguns processos da área.

"Foram alterações que atingiram, por exemplo, o método utilizado para elaboração do orçamento e a forma de executar a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), através do Sistema Sagres", informou o coordenador da Cogesis, Marcos Dias. Segundo ele, é através desta ferramenta que os órgãos municipais enviam as informações da execução orçamentária, financeira e contábil da prefeitura.

"O Tribunal, então, faz uma análise dos dados da despesa e receita de cada órgão da administração municipal. Ou seja, qualquer equívoco pode prejudicar a administração, e por isso a importância de estarmos atentos e qualificados para a utilização do sistema", enfatizou o técnico da Semfaz.

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também realizou mudança em algumas fontes de recursos, que impactaram, especialmente, secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social. "Estes órgãos estavam acostumados a trabalhar com fontes mais resumidas. Hoje, elas terão algumas especificidades que mudarão a forma de utilização do recurso e o controle dele", esclareceu.

Orientação

É a Semfaz que centraliza as informações de todos os órgãos municipais, devido à necessidade da consolidação dos dados, e é ela, também, a responsável por treinar e qualificar os profissionais envolvidos neste processo.
 
Para a contadora da Secretaria de Governo (Segov), Paula Albuquerque, o momento foi importante para que os profissionais tenham um parâmetro de como executar o trabalho para o exercício que acaba de iniciar.

“Já trabalhamos com este sistema desde 2017, mas tendo em vista as recentes mudanças, se faz necessária essa atualização de informações. A parceria com a Semfaz é extremamente positiva”, avaliou.