Operação Terminal Seguro completa um ano de implantação

Guarda Municipal
15/02/2018 15h56

Na última terça-feira, 13, a operação Terminal Seguro completou um ano de implantação. A ação estratégica da Prefeitura de Aracaju, desenvolvida através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), proporcionou a intensificação da segurança nos terminais de integração da capital. Realizada através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), as medidas aumentaram consideravelmente a sensação de segurança dos usuários do transporte público.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), as ocorrências de assaltos a ônibus, na capital e na região metropolitana, no ano de 2017 registraram queda de 39,13%, em relação ao ano anterior. Já no mês de janeiro de 2018, a redução foi ainda maior com a operação Terminal Seguro, chegando a quase 42%, reflexo do trabalho preventivo e ostensivo da GMA.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, destaca que os resultados alcançados são motivo de comemoração para a Prefeitura de Aracaju. "Todo o esforço que o prefeito Edvaldo Nogueira tem empregado para dotar de condições de trabalho a equipe da GMA tem surtido efeito positivo. A redução expressiva nos índices de criminalidade nos terminais, no transporte coletivo metropolitano, de modo geral, é motivo de satisfação e responsabilidade dobrada, para continuarmos melhorando cada vez mais os serviços prestados à população aracajuana", ressaltou.

De acordo com os dados registrados pela Coordenadoria de Estatística da GMA, no primeiro ano da operação, foram registradas por mês cerca de 500 visitas aos terminais, paradas preventivas em horários previamente definidos no planejamento estratégico, além de terem sido atendidas, em média, 126 ocorrências. Também foram contabilizadas mais de 300 abordagens a pessoas em situações suspeitas, o que resultou em oito prisões em flagrante. Houve ainda a apreensão de 14 armas brancas e uma arma de fogo.

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça, explica a logística montada para o funcionamento da operação. " A operação é mantida de forma intermitente. Atuamos em todos os dias da semana ininterruptamente, inclusive nos feriados. Há uma dinâmica diferenciada nos finais de semana e feriados, visto que é levado em consideração os focos de maior circulação. Durante a semana, há maior fluxo no terminal do Centro, Dia, Zona Oeste e terminal do Mercado, já nos finais de semana concedemos maior atenção para o terminal Atalaia, D.I.A. e Zona Oeste", indicou.

O diretor da GMA acrescenta ainda que a operação não se restringe apenas ao ambiente dos terminais, mas também aos ônibus e regiões no entorno desses espaços. "No mês de junho de 2017, foi constatada a maior queda no índice de ocorrências, com uma redução de 69, 8%. E em dezembro a queda foi de 65,8%. Estatísticas que representam bem a efetividade da operação", concluiu Mendonça.  

Durante a operação, no ano passado, a maior apreensão de drogas, realizada pela GMA, foi registrada no Terminal Leonel Brizola. Além disso, foram apreendidos, ao longo desse uma ano de Terminal Seguro, armas de fogo e armas brancas (facas, estiletes ou qualquer outro tipo de objeto que possam ser utilizados para cometer crimes). Também foi registrado expressivo número de pessoas detidas por porte de armas, ou por outros tipos de atos ilícitos, como é o caso do dano ao patrimônio público.