Bailinhos valorizam a tradição carnavalesca nas escolas municipais de Aracaju

Educação
15/02/2018 18h03

Entre confetes, marchinhas e muita diversão, a alegria esteve estampada entre os alunos da rede municipal da Educação de Aracaju. Desde a primeira semana de fevereiro quando crianças e jovens se divertiram e aproveitaram o Carnaval através de bailinhos organizados pelas suas escolas. O clima de descontração veio acompanhado, também, de brincadeiras lúdicas, atividades didáticas e muita dedicação de professores e gestores escolares.

A diretora Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, localizada na Zona de Expansão, Geane dos Santos, destaca a comemoração como uma oportunidade de mostrar aos alunos que eles são os protagonistas da escola em que estão. Para ela, os estudantes ajudaram a montar a decoração carnavalesca na Florentino e no outro dia estavam vestidos de empolgação, prontos para aproveitar a festa que eles mesmos ajudaram a fazer.

Geane, que também é historiadora ressalta ainda, que as comemorações carnavalescas nas escolas têm a importância de resgatar e valorizar a cultura local. "Essa é uma festa que faz parte da nossa tradição. Percebo que Aracaju está resgatando o Carnaval de rua nesses últimos anos e a escola tem esse papel de incentivar o verdadeiro sentido da festa, que é comemorar com alegria, com boas músicas e marchinhas, enaltecendo a paz e o respeito e não a violência", explica a diretora.

O bloquinho Pequenos Foliões, organizado pela Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Doutor José Calumby Filho, coloriu e animou as ruas do bairro 17 de Março durante o desfile das crianças, dos pais e da comunidade escolar na manhã da última sexta-feira, 8. Segundo a diretora da Emei, Antoniélia Ribeiro, a intenção era que as comemorações da escola contagiasse a comunidade e promovesse uma grande interação e foi o que aconteceu, a comunidade do bairro 17 de março saiu em cortejo junto às crianças da Emei.

A diretora afirma que a escola fez a diferença e ficará marcada na memória de todos. "Nós organizamos com muito carinho essa festa. Logo cedo saímos e animamos não só a escola, mas os moradores do bairro que saíram na porta para prestigiar nossas crianças. Com certeza essas fotos nos fará lembrar o que sentimos ao proporcionarmos algo assim a essas crianças. Elas se divertiram, pularam, sorriram em clima de paz e isso, para nós, é muito gratificante", conta.

Na Emei Benjanmin Alves de Carvalho, no bairro Atalaia, a diretora Núbia Goes, chama a atenção para o envolvimento das professoras, cuidadoras da creche, e dos pais dos alunos no grito de carnaval comemorado pelas crianças. "Nossas cuidadoras já vêm há muitos dias confeccionando máscaras, os pais mandaram seus filhos fantasiados, arrumados com gosto, e fizemos um momento diferente. Foi muito bom", conta.

Na Emef Laonte Gama, do bairro Santa Maria, os estudantes tiveram uma variedade de opções para pular carnaval: pintura no rosto, baile de marchinhas e aulão de Fit Dance. Já na Emei Júlio Prado Vasconcelos, do bairro São Conrado, os alunos participaram de atividades lúdicas e brincadeiras recreativas sobre o carnaval. Coordenadora da Emei, Jéssica Marinho, evidencia um fato curioso durante a festinha. "É uma alegria enorme ver que entre os recreadores que vieram animar nossa festinha, um foi aluno da nossa creche e voltou para alegrar ainda mais nossas atividades".