Alunos da Emef Sabino Ribeiro participam de Conferência Escolar pelo Meio Ambiente

Educação
16/02/2018 16h51

O cuidado com o meio ambiente vem sendo abordado nas escolas da rede municipal de ensino de Aracaju com mais intensidade. As escolas estão se preparando para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que será realizada  pelo Ministério da Educação (MEC), de 15 a 19 de junho de 2018, em Brasília. Das 115 escolas sergipanas inscritas na competição está a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, do bairro 18 do Forte, que realizou na tarde desta sexta-feira, 16, uma conferência escolar para apresentação dos projetos que serão levados à etapa nacional e para a escolha do delegado que poderá representar a rede no evento.

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Maíra Ielena Nascimento, evidencia a determinação demonstrada pelas escolas do município. "A realização da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas é uma mostra do comprometimento das nossas unidades de ensino com o meio ambiente e com a educação ambiental como tema transversal de muita relevância na atualidade. Ficamos felizes em ver esse engajamento dos nossos alunos e profissionais da educação", enfatiza.

O evento contou com a presença do representante do MEC em Sergipe, Waldson Costa. Ele ressalta a importância da conferência como uma oportunidade de levar além a discussão sobre a valorização da água no âmbito escolar. "A intenção é também fazer com que essas estratégias de preservação ao meio ambiente possam repercutir na casa dos alunos e na comunidade, incentivando estudantes a elaborarem projetos. O envolvimento dos alunos foi muito interessante, houve uma participação efetiva e eles conseguiram problematizar questões dentro da escola, como o que fazer para não haver desperdício de água nos banheiros e bebedouros", afirma.

Aprendizado e conscientização

Para a coordenadora pedagógica da Sabino Ribeiro, Jamilly Menezes, a participação da escola na conferência faz com que os estudantes aprendam ainda mais e se tornem protagonistas na preservação do ambiente natural. De acordo com ela, a apresentação do tema 2018, que é "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas", e a escolha do projeto a ser realizado pelos alunos, aconteceram no início de janeiro.

Jamilly conta que, de lá pra cá, os estudantes vêm desenvolvendo pesquisas, atividades e estratégias sobre como evitar o desperdício  da água na escola e em suas casas. "Professores de variadas disciplinas estão orientando os alunos. Os jovens estão muito participativos, todo mundo tem uma contribuição para fazer, uma dica para dar ou uma observação sobre o que pode ser melhorado na escola e em seu lar. Eles já estão desenvolvendo uma consciência maior sobre a questão. É um tema que eles já vinham estudando nas aulas de Ciências e hoje a gente potencializa com a participação na conferência", relata.

A professora de Geografia do 6º e 7º ano, Vanusa Araújo, explica que o trabalho começou com a produção de cartazes e abordagens didáticas para que os alunos se conscientizassem da seriedade da problemática. "É bom perceber que meus alunos estão animados, gostando de trabalhar com projetos e abraçando a causa. Trabalho com os alunos para que eles levem para casa o que estão aprendendo aqui sobre o desperdício de água. A ideia é que sejam disseminadores desse conhecimento", pontua.

A estudante Emilly Oliveira, de 13 anos, cursa a 7ª série. Para ela, desde que o tema começou a ser trabalhado para a conferência, ela e seus colegas passaram a se envolver com as pesquisas. "Estamos aprendendo muito nos preparativos para a conferência. As turmas foram divididas em equipes e, durante as aulas, cada uma sugere um tema estratégico, formula textos e apresenta. Eu acho que além da minha escola ter grandes chances de ser selecionada para a etapa nacional, vale ainda mais o que estamos aprendendo e o que vamos fazer com isso no futuro", analisa.