Feira das Religiões estimula tolerância na Emef Jornalista Orlando Dantas

Educação
17/02/2018 11h19

“Tolerância respeito à todas e a todos” foi esse o mote da I Feira das Religiões realizada na manhã deste sábado, 17, pelos alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria. O projeto é desenvolvido há mais de um mês e culminou no encontro de hoje, no qual cada série apresentou particularidades de uma religião praticada no Brasil.

Espiritismo, Candomblé, Wicca, Mórmon, Evangélicas, Budismo, Umbanda e Catolicismo foram algumas das religiões expostas através das pesquisas dos alunos. A diretora da escola, Soray Brito Dantas, avalia que o projeto ultrapassou os seus objetivos. “Estamos há um tempo trabalhando com esse projeto e nós já percebemos que foi plantada a semente da tolerância em todos os âmbitos da vida desses meninos e meninas, as discussões em sala de aula foram riquíssimas porque levaram o respeito às religiões e a todas as formas de diversidade, inclusive o respeito à diversidade sexual”, enfatizou.

A Feira das Religiões é um projeto idealizado pelo professor de Língua Portuguesa, Alessandro Azevedo, que na oportunidade enfatizou a importância da escola não incentivar a discriminação. “Esse espaço está sendo muito importante para que a escola não seja um espaço de proselitismo e sim de diversidade, ou seja, que exercitemos a tolerância e o respeito não só aqui, mas tenho certeza que esses alunos já são multiplicadores desse pensamento”, destacou.

Fabrícia Sthephany Vanderley é aluna do 8° ano, mas no alto dos seus 14 anos fez uma reflexão que ilustrou o cartaz do evento na escola. “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos por caminhos diferentes, desde que alcancemos a mesma meta?”, se perguntou a aluna trazendo reflexões para todos os presentes em seu estande que retratava o Budismo.

Já Carla Samira do Nascimento, aluna do 9° ano, 15 anos, retratou o Espiritismo no estande da sua turma. “Aqui a gente aprendeu a se respeitar, a escutar o que outro tem a falar, a entender que cada religião tem algo a nos ensinar e isso não leva a inimizade e sim ao amor universal”, analisou a aluna.