Projeto Praia para Todos gera benefícios às famílias assistidas

Juventude e Esporte
17/02/2018 14h19

Fomentar o esporte para os aracajuanos e trabalhar pela inclusão social é um dos principais lemas do prefeito Edvaldo Nogueira e do secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) em parceria com o Governo do Estado, o Ministério Público Estadual, universidades, conselhos das pessoas com deficiência e a organização Estrelas do Mar, pioneira na realização das atividades de inclusão na praia, realizou neste sábado, 17, a entrega de cadeiras anfíbias, pranchas de bodyboard e camisas ultravioletas.

A ação que ocorre todo sábado, das 9 às 12 horas, conta com 120 alunos de diversas idades. Uma das beneficiadas é a pequena Julia Santos, 5 anos, que nasceu com hiperatividade e acompanhada da sua mãe, Gerusa Santos, frequenta a mais de um ano o Estrelas Do Mar. “Vejo muita diferença desde que começamos a participar. Como ela é hiperativa e tem problemas de socialização com as outras crianças, melhorou bastante nessa questão e começou a participar das coisas. Ela também tem dificuldade de se concentrar em uma coisa só, mas aos poucos está melhorando junto com o projeto. E como Julia anda de ponta de pé, a areia facilita a pisada dela e isso melhorou seu andar, até em casa ela já está conseguindo firmar o pé no chão por conta das atividades aqui. Antes ela era mais agressiva, hoje está bem melhor, ela se dá bem e gosta de todo mundo, ama estar aqui”.

Enquanto Julia se divertia com os voluntários, Gerusa lembrou de como participar do Estrelas do Mar ajudou tanto a sua filha, quanto a ela, que recebeu o apoio e o contato de outras mães. “O projeto faz muito bem para ela e para mim também. A partir do momento que comecei a participar do projeto, vi que tem outras mães na mesma situação que eu. A conversa me ajudou a encarar a situação. Tiramos dúvidas uma com a outra. Então, tanto para mim como para minha filha tem sido muito bom” explicou.  

Preparado para entrar na água e declarando-se corajoso, Bruno Barreto Menezes, 32 anos, tem síndrome de down, e participa das aulas junto com a sua mãe, Maria José Menezes, que vendo a alegria e crescimento do filho, não deixa de participar. “Esse projeto é muito importante na minha vida e na do meu filho, parece que caiu do céu para ele, porque quando a gente vem para cá é o mesmo que um presente. As aulas aumentaram a agilidade e o contato dele com as pessoas, ele fala tudo e fica muito feliz. Pode ter certeza que quem vier aqui, só sai alegre” afirmou.


A igualdade é o principio do Praia Para Todos junto com o Estrelas do Mar, que segundo Maria, não faz distinção de pessoas. “Aqui as pessoas não se separam, são todos amigos, o mesmo jeito que trata um, tratam todos iguais. E ele gosta muito, dorme já ansioso para amanhecer o dia e vir” contou. 

Com apenas 3 anos, Layla Sofia passou por uma cirurgia no pé esquerdo, e encontrou na iniciativa ajuda para sua recuperação. Arrumando a filha para mais uma manhã de diversão, Victoria Araujo, revelou o quanto a areia e as atividades ajudaram durante todo processo de fisioterapia. “Participo há dois anos. Antes ela era mais calada, agora fala bastante e se socializa mais com as crianças. Ela tem um problema no pé esquerdo, no tendão, fez uma cirurgia e a terapia foi praticamente aqui na areia junto com o projeto e os voluntários que ajudaram muito no tratamento dela”.

 

Parceria 

A iniciativa intitulada de Praia Para Todos tem como foco doar equipamentos adaptados para os alunos do projeto Estrelas do mar, coordenado por Byron Silva há 7 anos, onde oferta aulas de bodyboard para pessoas com e sem deficiência. A Sejesp aproveita a  experiência e conhecimento do Estrelas do Mar, garantindo uma nova roupagem e elevando-o a um novo patamar em termos de estrutura e alcance, ampliando, assim, seu raio de ação e atingindo um número maior de participantes.

“Hoje eu vejo que uma ação sai do privado para se tornar política pública, graças ao empenho das entidades envolvidas, como a Prefeitura de Aracaju. O que eu fazia sozinho, hoje conto com o apoio público. E isso soma muito a nossa inciativa, pois é fundamental para que mais pessoas sejam alcançadas pelo projeto. Hoje eu teria somente oito cadeiras de rodas, possibilitando somente essa quantidade de pessoas irem ao mar. E agora com esse suporte de materiais, vamos para 18 cadeiras de rodas, mais alunos terão acesso, mais pessoas poderão ser atendidas” disse o coordenador Byron Silva.

Jorge Araujo Filho destacou a felicidade pela parceria estabelecida com as entidades envolvidas. “Essa ação só é possível graças a soma de esforços. Hoje estamos aqui para entregar dez cadeiras de rodas anfíbias que vão possibilitar o banho de mar assistido, trinta pranchas de bodyboard, sendo 15 duplas e 15 individuais, cinquenta camisas de proteção para raios solares e protetores solares disponibilizados pela Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju. Esse é um dia que fica marcado na minha memória e na de todos que aqui estão. É por momentos como esse que tudo vale a pena, para trazer uma cidade melhor e qualidade de vida para população aracajuana” disse.

O projeto ocorre todo sábado no Solarium bar, na rodovia Inácio Barbosa, com início às 9 horas. Para participar é necessário fazer um cadastro e apresentar atestado médico para atividades físicas.