Escola de Artes recebe grande número de pessoas no primeiro dia de matrículas

Cultura
19/02/2018 11h44

Começou na manhã desta segunda-feira, 19, o processo de matrículas da Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O primeiro dia de inscrição para oficinas foi destinado aos cursos anuais relacionados à música. Um grande número de pessoas se formou na instituição, que ofertará neste ano mais de mil vagas.

A Valdice Teles é considerada uma referência na formação artística. São quase 30 cursos oferecidos à comunidade, gratuitos. Durante duas semanas os interessados em ingressar em um curso artístico terão a oportunidade de fazer o cadastro em uma das opções ofertadas.

Segundo a coordenadora da instituição, Giuliana Maria de Oliveira, neste ano houve um acréscimo no número de inscrições. No ano passado foram ofertadas cerca de 800 vagas. Neste ano, serão mais de mil. “Estamos muito felizes com a procura. Só nesta manhã mais de 150 pessoas já nos procuraram para realizar a sua matrícula. Um número bastante significativo, já que teremos até o dia 28 para recebê-los. Este ano vamos oferecer 200 vagas a mais em relação ao ano passado. A expectativa é de que vamos conseguir atingir a meta antes mesmo do último dia”, comemora.

A estudante de Fisioterapia, Geosiana Silva de Paula, tem uma paixão desde a infância, o piano. Ela encontrou na Escola de Artes uma forma de realizar um sonho. “Eu já tinha um contato com a arte musical através da viola clássica. Mas o que realmente me encantava era o piano. Desde criança que eu sou encantada por este instrumento. Só agora tive a chance de concretizar o desejo de aprender e dominar as técnicas do piano em um local que é super reconhecido”, explica.

Este ano quem ficou feliz foi o pequeno Marcos Antônio, de 12 anos, que conseguiu efetivar o seu cadastro no curso de violão. Ele já domina um pouco da técnica, mas buscou a unidade da Funcaju para conhecer a teoria e passar para outras pessoas. “Eu tenho muita vontade de ser professor de violão. Já toco um pouco, mas não conheço muito a teoria. Esse curso me dará um direcionamento e me ajudará a conquistar esse objetivo. Estou muito feliz que consegui essa vaga que tanto almejava”, agradeceu.

Novo formato de aprendizagem

Este ano, a Valdice adquiriu um novo modelo de ensino, onde ofertará as oficinas anuais, que garantirão ao aluno um processo de continuação das atividades desenvolvidas por meio do plano pedagógico. “Este novo formato foi uma forma que encontramos que vai ajudar no processo continuativo da aprendizagem. Nele, os alunos vão seguir um plano educacional que vai avançando ao longo do período de aulas. Não precisarão, por exemplo, fazer uma nova matrícula no segundo semestre e estudar com alunos iniciantes. Além disso, é um curso que é destinado àqueles que buscam aprofundar realmente nas técnicas e teorias daquela oficina”, explica Giuliana.

Muita gente aprovou a iniciativa, como é o caso da agente de vendas Jocilene Nunes, que já era aluna na modalidade livre e neste ano optou pela anual. “Fiquei muito contente com essa nova forma de ensino. Dar continuidade aos conhecimentos é algo que realmente precisamos. Na oficina livre a gente continua aprendendo, mas de uma forma mais lenta. Pois, temos que retornar todo semestre e com iniciantes. Então, os assuntos acabavam meio que se misturando. Essa é uma grande forma de estimular os alunos que buscam o profissionalismo. Todos estão de parabéns”, comemora.

Serviço

Os alunos interessados em participar dos cursos anuais terão os dias 19 e 20 para se inscreverem em cursos de música, no dia 21, teatro, e no dia 22, dança. Para esses cursos, os alunos pagam uma taxa de R$ 40 reais no primeiro semestre e outra, do mesmo valor, no segundo semestre. Na segunda semana de matrículas, os alunos interessados nos cursos livres terão os dias 26, 27 e 28 para se inscreverem nos cursos de interesse. Para esta modalidade será cobrada uma taxa única no valor de R$ 30 reais.

A Escola atende crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade. Para se inscrever basta comparecer à unidade das 8h às 18h, levando comprovante de endereço e foto 3×4. A Escola de Artes Valdice Teles fica localizada na rua Vila Cristina, em frente ao Teatro Atheneu. Para mais informações o contato é (79) 3211-6913.