Compartilhamento da rede de fibra ótica trará modernização tecnológica para as escolas de Aracaju

Educação
20/02/2018 16h11

A rede municipal da Educação de Aracaju tem visto de forma positiva  o convênio firmando na última segunda- feira, 19, entre a Prefeitura de Aracaju e Tribunal de Justiça de Sergipe para utilização de fibra ótica pelo município. Isso porque, através do Termo de Cooperação, as 74 escolas da rede terão os seus sistemas de informática modernizados e passarão a disponibilizar dados otimizados, integrando a rede com todo um aparato tecnológico.

Para o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, Mauro César Santos, a modernização dos processos escolares é um divisor de águas na Educação de Aracaju. "Esta é, sem dúvida, uma medida que todas as escolas esperavam com ansiedade, pois a escola é um local que depende de informações e agora vai ser possível que toda a comunidade escolar desfrute de uma unidade de ensino moderna e eficiente", comemora o diretor.

Avanços

A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, explica que com o compartilhamento da fibra, a partir de agora, será possível a implantação do sistema acadêmico do município de Aracaju, medida que possibilitará o monitoramento eletrônico das frequências, bem como o boletim eletrônico, o que beneficiará toda a comunidade escolar, aperfeiçoando os processos de todas as escolas. 

"Queremos que as famílias dos estudantes possam acompanhar a rotina escolar deles e por meio da informatização do sistema será possível o acompanhamento digital do boletim escolar e das frequências. Vale ressaltar que a nova tecnologia trará, também, benefícios aos processos de ensino-aprendizagem, já que os professores utilizarão mais recursos tecnológicos nas salas de aula, como a lousa digital, por exemplo, para que os alunos tenham acesso a conteúdos online e possam interagir com recursos digitais", revela Cecília Leite.

Ainda de acordo com a secretária da Educação, a rede de fibra ótica trará, também, uma velocidade de internet muito maior, o que é fundamental para a modernização do sistema educacional. "Esse cabeamento de fibra ótica vai permitir celeridade na transmissão de dados, o que vai trazer modernidade ao sistema educacional. Esse é um grande passo para alcançarmos o que preconiza o projeto de governo do prefeito Edvaldo Nogueira, que é tornar Aracaju uma cidade mais humana, inteligente e criativa", contextualiza.