Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Saúde

Nucaar promove treinamento prático de sistema para diminuir absenteísmo

21/02/18 18h30

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), está promovendo um treinamento prático para atualização dos novos fluxos do sistema de regulação com os gerentes e os marcadores de sistema das Unidades de Saúde da Família (USFs) com foco na diminuição do absenteísmo, que é o não comparecimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ao procedimento marcado. A atualização dos trabalhadores da Rede de Atenção Primária (Reap) ocorre por etapas, desde a última segunda-feira, 19 e segue até quinta, 22, no laboratório de informática do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec).

Em janeiro, houve um primeiro encontro com os gerentes para explicar a implantação de novas ferramentas digitais, como, por exemplo, o preenchimento das Autorizações de Procedimentos de Alta Complexidade (Apac's) e Autorizações de Internação Hospitalar (AIH's), que passaram a ser realizadas somente por meio digital.

“Isso tanto facilita muito o fluxo, com a redução do tempo, como é uma economia gigantesca de papel, além de evitar que os documentos se percam até chegar ao Nucaar para fazer a regulação. Mas o mais importante é que com as novas medidas vai se diminuir ainda mais o absenteísmo, com a implantação do envio de uma mensagem de texto para o usuário para confirmar a ida ao procedimento”, explicou o técnico da Regulação do Nucaar, Carlos Maynard.

Segundo ele, apenas com algumas medidas que vêm sendo tomadas pelo Nucaar desde o ano passado, o absenteísmo já caiu de cerca de 60% para 40%. “Com a implantação das novas ferramentas, nossa expectativa é que o absenteísmo fique em torno dos 15%, que é o percentual do prestador privado. Isso será muito bom para a população usuária do SUS. Por isso, estamos orientando, principalmente aos marcadores das unidades de saúde, que façam a atualização dos dados cadastrais dos usuários com endereço completo, CEP e número de telefone para que possamos ter o contato para confirmação do procedimento. Com isso, teremos uma possibilidade maior de se a pessoa não puder comparecer, chamarmos o próximo da fila em tempo hábil”, informou.

Para a gerente da USF Porto D’Antas, Íris Leite, esta capacitação aconteceu em boa hora. “Tanto por causa da mudança dos fluxos, como pelos novos gerentes, que não estavam familiarizados com o sistema. Nas unidades de saúde somos muito cobrados, e com o treinamento ficaremos aptos a prestar serviços mais melhores e mais céleres à comunidade”, enfatizou.

Comunga da mesma ideia o marcador de sistema da USF João Bezerra, do Mosqueiro, José Carlos Passos. “Essa capacitação tem sido muito boa, pois aqui conseguimos tirar todas as nossas dúvidas sobre o sistema, que vai sempre atualizando. Afinal, não podemos ter equívocos na frente dos usuários”, elogiou.