Núcleos de Apoio à Saúde da Família promovem ação com programas da SMS

Saúde
22/02/2018 15h57

Com o intuito de aumentar a resolutividade das ações da Estratégia da Saúde da Família (ESF), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF'S), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram na manhã desta quinta-feira, 22, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), uma ação de Intersetorialização, entre os programas Academia da Cidade e Consultório na Rua.

De acordo com a coordenadora dos Nasf's, Clesimary Evangelista Molina Martins, a ação visa garantir a integração dos usuários com todos os programas. "Reunimos todos os profissionais das equipes dos NASF'S de Aracaju, que são compostas por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, e professores de Educação Física, que já trabalham integrados, dando apoio a Estratégia da Saúde da Família em 22 unidades básicas. Com esse encontro, percebemos a potencialidade de unir ainda mais todos os programas, desenvolvendo inúmeras ações, com o objetivo de aumentar a resolutividade da Atenção Básica de Aracaju", explicou.

Para Vanessa Barreto, que é referência técnica de Nutrição da SMS, a partir desta reunião, surgirão demandas que serão trabalhadas de forma a agregar à população dentro das Unidades. "Hoje estamos mostrando ao Núcleo de Nutrição as atividades, o fluxo da vitamina A, sua distribuição e monitoramento nas unidades, o fluxo das fórmulas infantis e, também, o fluxo do sistema de vigilância alimentar e nutricional, para que, com isso, possamos desenvolver atividades mais específicas com a população", salientou.

Segundo Kátia Silvina Gonçalves, integrante da área técnica do Consultório na Rua, o fazer diário da equipe envolve linha de cuidado qualificada e vinculação da pessoa em situação de rua com a unidade do território. “Este momento de vivência é muito importante, pois promove o fomento de atividades conjuntas na linha de cuidado de promoção, prevenção e qualidade de vida. Agora, vamos unir forças para desenvolvermos atividades de forma intersetorial, e isso é totalmente inovador", declarou.

O coordenador da Academia da Cidade, Magno Carvalho, afirma que o programa tem passado por grandes reformulações e que essa junção de esforços só beneficiará os resultados futuros deste processo. "É uma forma de sensibilizar os profissionais das unidades de Saúde, para o trabalho realizado pelos Nasf's, apontando os caminhos, para que haja uma integração real. E como estamos no processo de repaginação do programa, esta ação vem justamente para melhorar e aproximar nossas atuações. A academia traz a popularização das ginásticas aeróbica e localizada, da dança, do treinamento funcional, da corrida, da caminhada, fazendo com que nossos usuários e profissionais tenham orientação e saibam que o exercício físico ajuda a viver melhor", concluiu.