Projeto Conectando com a Família envolve os pais na rotina escolar

Educação
22/02/2018 16h37

Na tarde desta quinta-feira, 22, alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, viveram um momento especial. Eles apresentaram a peça 'ABC do Nordeste Flagelado', de Patativa do Assaré, que faz parte do projeto 'Conectando com a Família'. Dirigida pelo professor Alessandro Félix Santos, a narrativa teatral foi apresentada aos pais, à equipe diretiva, professores e outros estudantes do ensino fundamental menor da unidade de ensino.

De acordo com a diretora da escola, Elienai Góes, os resultados apresentados pelo projeto são significativos. Segundo ela, ele possibilita a construção de uma relação de troca, envolvendo pais, professores e alunos. "Sabemos que o professor é chave na educação das crianças. Quando o educador tenta trazer o pai para a escola, este, por sua vez, passa a estar mais presente e se torna outra peça-chave na vida escolar do seu filho. É bom perceber que os pais cooperam e que esta parceria está sendo bem alicerçada", avaliou.

O professor Alessandro Félix explicou que o projeto foi pensado de forma a envolver os pais no dia-a-dia da escola, inclusive, com participações em atividades extras. "Os pais se tornaram participativos. Acompanham os filhos nos exercícios de casa,  auxiliam nos trabalhos e estão sempre presentes aqui na escola. Além disso, já promovemos muitas ações, a exemplo de palestras sobre respeito, afeto entre pais e filhos e sobre a consciência negra. Nesta semana, para a aula de revisão de ciências sobre o solo, vestimos toucas, aventais e fizemos tapiocas de diversos sabores", detalhou Alessandro.

Participação

Josilene Carvalho,  é mãe do aluno Lucas Gabriel Carvalho. Engajada nas atividades escolares, ela destaca que o trabalho desenvolvido na escola contribui para a formação social dos alunos. "Meu filho, por exemplo, se desenvolveu muito este ano na Presidente Vargas. E sei que minha participação tem sido fundamental. Juntos, passamos a conhecer outras famílias, participamos de reuniões periódicas e ajudamos da resolutividade de problemas. Tem sido muito importante", relatou.

Lucas Gabriel concordou com a mãe. O aluno confessa que se tornou mais comunicativo a partir das atividades desenvolvidas no projeto, como a peça de teatro. "A história fala do sofrimento do povo nordestino que vive na seca. Com a história interpretada na peça aprendi muitas coisas, como não ter vergonha de opinar, me apresentar e a sempre seguir em frente. Foi um pouco difícil, mas estudei bastante, em casa, com minha família, e na escola. No final deu tudo certo. Agora, pretendo participar de outras apresentações", expressou.