Prefeitura promove palestra sobre “Reinserção Social dos Apenados”

Defesa Social e Cidadania
22/02/2018 17h19

Nessa sexta-feira, 23, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju - Esgap, irão promover a palestra "Reinserção Social dos Apenados". A programação ocorrerá às 9h, e será conduzida pelo membro do Conselho Comunitário de Execuções Penais (CCEP), José Raimundo de Souza.

Sobre o tema que será abordado durante o encontro, o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, considera essencial. "É uma obrigação do Estado reinserir essas pessoas (que cumprem pena por atos ilícitos) na sociedade e conceder a oportunidade de recuperação, para que elas possam estar aptas a exercer as atividades enquanto cidadãos", ressaltou.

A ação está inserida no propósito do planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju, que visa qualificar de forma continuada os trabalhadores. O planejamento e realização de cursos de qualificação, seminários, oficinas rodas de conversas e fóruns que trabalhem a problemática das violências, assim como insegurança está entre as ações inseridas no programa Aracaju Segura. "É de grande importância estarmos incentivando os membros da Secretaria a participarem dessa ação. Sabemos que independentemente do que a pessoa tenha feito, a pena não pode degrada-la para o resto da vida. O indivíduo precisa voltar ao convívio social e exercer a sua cidadania", acrescentou o secretário da Defesa Social.