Moradores do Santa Maria veem promessa se cumprindo com obras de infraestrutura

Agência Aracaju de Notícias
23/02/2018 11h09

O que significa uma obra de infraestrutura para uma comunidade como a do bairro Santa Maria? Foi essa a aula que a professora Maria Kátia dos Santos resolveu preparar para que seus pequenos alunos, entre 4 e 6 anos, pudessem entender o que irá acontecer a partir desta sexta-feira, 23, com a assinatura da ordem de serviço para as obras estruturantes nas localidades conhecidas como ocupação Santa Maria e loteamento Senhor do Bonfim. Na presença de vereadores, líderes comunitários, secretários, do governador Jackson Barreto e dos deputados federais André Moura e João Daniel, o prefeito Edvaldo Nogueira deu a autorização para o início das obras que vão garantir mais dignidade aos moradores da região, que atualmente convivem com ruas sem nenhuma estrutura de pavimento e saneamento.

Para demonstrar na prática, a pedido dos próprios alunos, a professora decidiu levar os aprendizes para conferir os locais por onde os serviços da Prefeitura de Aracaju irão passar e como os quase R$5 milhões serão investidos para dar mais qualidade de vida aos moradores, cumprindo, assim, um compromisso da gestão. “Mesmo tão pequenos, eles já sentem o que é não poder, por exemplo, brincar na rua porque a via não tem estrutura. Expliquei que, com a obra da Prefeitura, eles poderão brincar à vontade. Em dias de chuva, então, eles não chegarão sujos de barro. Quando eu contei o que vai acontecer no bairro em que eles moram e estudam, eles quiseram ver o prefeito para dar um abraço e agradecer”, contou Maria Kátia. 

Os serviços serão realizados em 27 vias da ocupação Santa Maria e outras cinco no loteamento Senhor do Bonfim. Com a verba que faz parte de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, num esforço dos governos municipal e federal, serão realizados serviços de pavimentação asfáltica, terraplenagem, pavimentação das calçadas, construção de meio-fio de concreto, drenagem pluvial e drenagem auxiliar. 

Se para os pequenos isso já significa muito, imagina para quem vive na localidade há mais de 30 anos e conviveu de perto com o esquecimento vivenciado nos quatro anos anteriores à atual gestão, como é o caso de dona Maria José dos Santos. Ela, que já havia pedido a obra ao prefeito em oportunidade anterior, fez questão de comparecer ao ato de assinatura da ordem de serviço para agradecer pela promessa cumprida. “Na obra que a Prefeitura realizou no 17 de Março, eu pedi para que ele fizesse melhorias nessa região do Santa Maria e, pouco tempo depois, olha ele aqui mostrando que tem palavra. O tempo em que mais sofremos é quando chove, que tem lama para todo lado e fica difícil até de transitar. Agora, com essa obra, as coisas vão melhorar muito”, afirmou a moradora. 

Cenira de Jesus também entende muito bem o que a obra representa para os moradores do local. Segundo ela, é um sinal de que existe um gestor que tem olhado para a população que mais precisa. “Eu tenho visto que tem muita obra chegando nos bairros mais humildes de Aracaju e isso eu não via antes. Essa obra, por exemplo, vai melhorar muito a nossa rotina. Até para passar ônibus por aqui é complicado. Agora, sentimos que as coisas irão mudar. Eu só tenho a agradecer porque pelo menos alguém está fazendo alguma coisa ao invés de só falar”, frisou a dona de casa. 

O jovem Cleidson Silva Santos já está ansioso para ver o resultado. Ele morou os seus 16 anos inteiros na mesma rua no Santa Maria, rua esta que será uma das beneficiadas com as obras de infraestrutura. “Como passei minha vida inteira aqui, vi muita coisa que outros prefeitos deixaram de fazer. Hoje, estudo e trabalho e, como preciso me deslocar muito pelo bairro, sei como é difícil andar por uma rua que é só terra, quando chove é pior ainda. Não tem como achar uma obra dessa ruim, já que vai fazer bem para todo mundo que mora na região”, destacou. 

Assim como ele, Ronivaldo dos Santos, que há sete anos saiu de Aquidabã para morar em Aracaju e abrir o seu negócio, a obra só vem trazer benefícios. “Quando o Governo fez a obra de drenagem, ficamos esperando pelo resto das obras de infraestrutura que a antiga gestão não realizou. Agora, estamos vendo as coisas acontecerem. Para mim, que moro e tenho negócio no mesmo local, é um ganho e estou muito satisfeito”, disse. 

O prazo para execução das obras é de 365 dias e tem data prevista para finalização no dia 22 de fevereiro de 2019.