Escolas da rede municipal de Aracaju podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática

Educação
23/02/2018 14h03

A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju( Semed) informa que as 21 escolas da rede que ofertam o ensino fundamental maior ( 6º ao 9ª ano) já podem se inscrever para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).  


As inscrições para a edição 2018 começaram na última quarta-feira, 21, e segue até 2 de abril. A ficha de inscrição deve ser preenchida pelas escolas pelo site  da Obmep . No ano passado, cerca de 18 milhões de estudantes de quase todos os estados brasileiros participaram das provas. Na rede municipal da Educação de Aracaju participaram cerca de quatro mil estudantes.
 
A primeira fase da olimpíada será realizada em 5 de junho, já a segunda, em 15 de setembro. Os vencedores devem ser anunciados em 21 de novembro, segundo o calendário divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a competição.

O diretor da Educação Básica da Secretaria da Educação de Aracaju (Semed), Manuel Prado, explica que além de avaliar os alunos, a Olimpíada tem como objetivo estimular e revelar os talentos dos alunos em Matemática. "A apropriação da lógica matemática desempenha um papel importante no desenvolvimento  de todas as áreas de conhecimento.Nós consideramos alguns instrumentos de avaliação da aprendizagem na rede municipal da Educação e a Olimpíada de Matemática seguramente está entre eles. Nossos alunos se empenham para alcançar bons resultados e o corpo docente também se compromete a preparar melhor esses alunos. É um processo no qual todos saem vencedores desde o início  ", explica o diretor.
 

Olimpíada
 
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.