Prefeitura promove diálogo sobre reinserção de apenados na sociedade

Defesa Social e Cidadania
23/02/2018 15h56

A reinserção de apenados na sociedade foi alvo de debate, na manhã desta sexta-feira, 23. A programação realizada na Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap) foi conduzida pelo membro do Conselho Comunitário de Execuções Penais (CCEP), José Raimundo Souza. Na oportunidade houve o compartilhamento de experiências sobre estratégias que evitam a reincidência de crimes e garantem possibilidade de desenvolvimento para pessoas que já estiveram em conflito com a lei.

A realização da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec) em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), possibilitou o diálogo entre representantes dos diversos setores do poder público municipal. A oportunidade foi de reflexão sobre desafios a serem enfrentados diante dessa problemática que envolve a segurança pública e a garantia de direitos. 

O palestrante, José Raimundo Souza, considera a iniciativa de grande benefício social. "Não se faz segurança apenas com o aparato policial. A segurança se dá pela educação, pela prevenção e pela reeducação daqueles que entraram em conflito com a lei. É necessário conceder uma segunda chance, para trazer essas pessoas de volta ao nosso convívio, assim como para o mercado de trabalho. Sociedade e governo precisam estar juntos diante desse projeto", ressaltou. 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, ressalta a necessidade de garantir a oportunidade de recuperação aos apenados. "É obrigação do Estado garantir que essas pessoas possam exercer suas atividades enquanto cidadãos, ou elas acabarão ainda mais degradadas", avaliou o gestor. 

Por meio do projeto Aracaju Segura, que compõe o planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju, os servidores e colaboradores tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, através das experiências do CCEP, que contribuiu com o desenvolvimento e reinserção de apenados, principalmente, através do tratamento humanizado e da qualificação profissional.

O diretor da Esgap, Bosco Rollemberg, revela que a concepção da Escola de Governo é justamente ser um instrumento a serviço da reflexão, avaliação das políticas públicas, da formação de novas orientações e diretrizes. "A temática dos direitos humanos e da garantia dos direitos dos cidadão, incluindo dos apenados, é uma obrigação de estado. Estamos realizados pela experiência do palestrante. A nossa visão é de construir uma parceria com outras entidades defensoras dos direitos humanos, contribuindo para o enfrentamento dessa problemática", destacou. 

A palestra fez parte do início do ano letivo da Esgap, junto com a discussão relacionada ao autoconhecimento e a construção de um ambiente saudável para o trabalhador. "Traremos outros temas, semanalmente, para a capacitação de outros servidores", destacou o diretor da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju. 

Prestigiaram a programação desta sexta-feira, 23, o secretário da Indústria Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, além de representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal da Assistência Social e membros da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).