Escolas da rede municipal apresentarão projetos inovadores em mostra pedagógica

Educação
23/02/2018 16h20

A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) realizará, através do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), a I Mostra Pedagógica e Empreendedora das Escolas da Rede Municipal de Educação de Aracaju. O evento acontecerá na quadra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), avenida Beira Mar, nº 3250, nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro. 

O objetivo da I Mostra Pedagógica Empreendedora é que as escolas contem com um espaço em um evento anual para compartilharem seus projetos e seus saberes ligados à inovação e ao uso de novas tecnologias na aprendizagem e no desenvolvimento pedagógico. 

Além das apresentações orais e expositivas, a Mostra contará com apresentações artísticas e culturais das escolas e de parceiros como a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Coordenadoria de Artes (Coarte/Semed), a Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA), a Polícia Militar de Sergipe, o Senac, o Sesi, a Embrapa e a Secretaria da Assistência Social (Semasc). 

A diretora do Ceafe, Rita Amorim, explica como ocorrerá o evento. “Neste ano, 43 escolas e nove instituições parceiras ocuparão os estandes e trarão a exposição dos projetos pedagógicos criativos e inovadores que foram desenvolvidos nos anos de 2016 e 2017, eles se apresentarão nos estandes e levarão banners explicativos sobre os projetos que estão desenvolvendo”.

Participarão da Mostra as escolas que desenvolvem projetos na área robótica, de ginástica olímpica, escolas que trouxeram inovação no ensino da leitura e da Matemática, escolas que estão investindo nos esportes para a disciplina e para o desenvolvimento escolar., como é o caso da Emef Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no Bairro Industrial. 

 
Na prática

Um exemplo do uso do esporte para o desenvolvimento escolar acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alcebíades Melo Vilas Boas. A coordenadora pedagógica da escola, Ticianne dos Santos, explica os benefícios que o badminton leva para os alunos. “Desde que os nossos alunos começaram no badminton, nós observamos um salto na qualidade das disciplinas escolares, o esporte ajuda no desenvolvimento da atenção e até no comprometimento desses meninos com as matérias curriculares”, afirma. 

Já a diretora adjunta da Emef Santa Rita, Fátima Marques, que fica localizada no Bairro América, vai levar para a Mostra a apresentação do projeto e da equipe de ginástica olímpica da escola, que abrange meninos e meninas e quem tem feito sucesso na escola. “Implantamos a ginástica olímpica no início de 2017 e, apesar do pouco tempo, temos colhido bons frutos com os meninos e com as meninas envolvidos no projetos, o relacionamento entre os alunos melhora o desempenho escolar deles cresceu muito após o projeto”, demonstra a diretora.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos vem desenvolvendo, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o projeto "Diomedes Inova". Com o intuito de combater o baixo rendimento escolar, o projeto aposta na prática de esportes e no ensino da robótica a 100 estudantes do ensino fundamental da escola. As atividades acontecem três dias na semana nas modalidades robótica, natação, ginástica e futebol de campo. Ela também estará presente na Mostra.