Estudantes da Emef José Conrado recebem ações do Programa Saúde na Escola

Educação
23/02/2018 16h37

Mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado através de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu nesta sexta-feira, 23, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, localizada no Bairro São Conrado. Dessa vez, os alunos passaram por avaliações antropométricas e oftalmológicas. As atividades na Emef estão acontecendo desde a quinta-feira, 15.
 
Nesta ação, as equipes técnicas da Semed e da SMS contaram com o apoio da Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão e de estudantes de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit). Além da antropometria e da acuidade, foram promovidas atividades relacionadas à alimentação saudável e ginástica laboral - essa direcionada para alunos e professores e aos cuidados para evitar o mosquito Aedes aegypti.

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), Maíra Ielena Cerqueira, explica que ó PSE é um programa desenvolvido de forma intersetorial que não tem somente o foco de diagnosticar alguma alteração na saúde do aluno, mas também, de educar para prevenir doenças ou futuros problemas. "Essas ações realizadas durante toda a semana na Emef José Conrado surgiu após nossa equipe perceber a necessidade de ter o PSE, tendo em vista que o aluno que está em boas condições de saúde aprende mais e melhor", ressalta.
 
Como técnica do PSE pela SMS, Aline Guimarães fala de forma mais detalhada sobre as ações do Programa. "A Emef recebeu ações que são parte de 12 temas trabalhados pelo PSE ao longo do ano de 2017. Procuramos o curso de Fisioterapia e fizemos esse acordo a fim de captar quais são as necessidades dos alunos desta escola. É importante destacar que as ações do Programa não param após as avaliações, os alunos são acompanhados ao longo do ano letivo", conta. 

A professora de Fisioterapia da Unit, Flávia Santa Rosa, acompanhou sua turma nas ações e atividades realizadas na José Conrado. Segundo ela, as avaliações antropométricas têm o intuito de avaliar o desenvolvimento das crianças. "A avaliação antropométrica consiste em um método utilizado para avaliar as medidas da criança, sendo fundamental para analisar as medidas e o crescimento. Ela é uma aliada da atenção nutricional e visa fazer com que a criança, com a saúde em dia, tenha um bom desempenho na escola", afirma. 
 
O professor Elias Araújo destaca que essa atenção à saúde dos alunos é importante porque alguns problemas que podem dificultar a aprendizagem podem ser diagnosticados cedo. "Recebemos o PSE com muita alegria. A visão, por exemplo, é um dos principais instrumentos utilizados na escola. Se algo está errado com ela, o desempenho do aluno fica comprometido. Outro exemplo é a nutrição, já que uma criança que não se alimenta bem tem grandes chances de ter sua capacidade cognitiva afetada", explica.