Emsurb promove XXII Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Serviços Urbanos
13/03/2018 12h08


Com o tema “Viver é bom, com segurança é melhor ainda”, a Coordenadoria de Medicina e Segurança do Trabalho, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou nesta terça-feira, 13, a XXII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). As atividades, que envolvem palestras e orientações sobre segurança do trabalho, estão sendo realizadas no auditório da Companhia De Desenvolvimento Do Vale São Francisco (Codevasf).
 
O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, fez a abertura do evento e destacou o papel de cada um nos cuidados com as questões relacionadas a saúde e segurança. “A Sipat, além de ser uma obrigação legal, é um evento importante dentro das empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários, pois nos leva a refletir sobre a obrigação de cada pessoa nos cuidados com a sua saúde e segurança nas atividades exercidas no ambiente de trabalho”, enfatizou.
 
"O nosso papel é reunir os funcionários da empresa para expor temas de seu interesse e analisar as causas e as consequências dos possíveis acidentes e doenças decorrentes de trabalho, possibilitando medidas para eliminá-los ou minimizá-los”, destacou a coordenadora de Segurança e Medicina do Trabalho, Clayne Oliveira.
 
A primeira palestra, que teve como tema o álcool e outras drogas, foi proferida pela psicóloga da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), Fernanda Carvalho. “O uso de drogas lícitas e não lícitas é uma realidade entre a população, por isso a importância de eventos como esse, uma vez que trazem para dentro das empresas temas atuais”. 

Reconhecimento 
 
 Marlene Santos, servidora da empresa municipal há 24 anos, reconheceu a importância da atividade. “Todos os anos faço questão de participar da Sipat, pois a partir dela, percebi o quanto é importante à prevenção e o cuidado com a saúde no trabalho”, afirmou. 
 
O servidor Emerson Oliveira também elogiou a ação. "A Emsurb está de parabéns por proporcionar eventos sobre cuidados com a nossa saúde”.

Programação
 
  A programação segue nesta quarta-feira, 14, com a palestra ‘Prevenção de doenças cardíacas', proferida pela enfermeira Patrícia Ribeiro. Além disso, nos dois dias de evento, acontece o sorteio de brindes, confeccionados pelas artesãs da Oficina de Papel, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.