Mais segurança: Edvaldo amplia em 80% a frota de veículos da Guarda Municipal

Agência Aracaju de Notícias
13/03/2018 13h15

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou 18 novas viaturas para a Guarda Municipal de Aracaju, em solenidade na manhã desta terça-feira, 13, no Centro da capital sergipana. Com esta renovação, a frota é ampliada em 80%. O investimento da gestão municipal em Segurança Pública recebe assim um incremento superior a R$ 1 milhão, o que reforçará a atuação dos guardas municipais no trabalho preventivo e repressivo nos terminais e veículos do transporte público, nas escolas, praças e unidades básicas de saúde.

“Na semana do aniversário de Aracaju, este é mais um presente para a população. É muito importante que o município assuma mais protagonismo na questão da Segurança. Foi este o compromisso que firmei com a população e é o que temos feito na nossa gestão. Demos um primeiro passo ao regularizar as promoções e progressões na carreira dos guardas municipais. E agora avançamos equipando a corporação com novos veículos equipados e já prontos para irem às ruas e com a disponibilização de mais recursos para o combustível. Sabemos que a Segurança Pública é uma atribuição do Estado, mas a prefeitura não pode se omitir. Temos colaborado nesta área”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que a Prefeitura desenvolve o projeto “Aracaju Segura”, que ampliará as ações preventivas de Segurança Pública na cidade. Ele citou, além dos reforços na Guarda Municipal, a colocação de câmeras de segurança na cidade, em conjunto com a Secretaria Estadual da Segurança Pública. “A Prefeitura atuará, cada vez mais, no trabalho preventivo e repressivo na Segurança. Deste primeiro ano de governo, já colhemos bons resultados nesta área: reduzimos os índices de assaltos em ônibus e nos terminais, reduzimos a violência nas escolas e nos postos de saúde”, disse.

Veículos mais modernos, mais presença da Guarda

O secretário municipal da Defesa Social, coronel Luís Fernando Almeida, destacou que a atual gestão contribui com a Segurança à medida que melhora a oferta de serviços públicos na cidade, além de investir na Guarda Municipal. “É preciso compreender que cada vez que o prefeito asfalta uma rua, ilumina uma praça e leva urbanização para uma comunidade, ele está proporcionando Segurança. Com a entrega de 18 novas viaturas, a atual gestão dá melhores condições de trabalho para os guardas municipais e amplia a capacidade de atuação, para que eles cheguem mais rápido nas ocorrências e estejam ainda mais presentes na cidade”, afirmou.

Diretor-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça explicou que as melhorias implementadas na corporação estão inseridas no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Neste sentido, pontua ele, “aumenta o potencial de atendimento dos guardas à população, pois, além de os veículos serem novos, também são mais modernos e com características adequadas ao trabalho preventivo”.

Mendonça elenca os dados positivos da atuação da Guarda Municipal em 2017. “Batemos recordes de apreensão de armas de fogo, de arma branca, de drogas e de recuperação de veículos. Com a operação Terminal Seguro, reduzimos em 39% os casos de assaltos a ônibus. Fizemos isso com dez carros. Agora, com 18 veículos novos e equipados, faremos mais. Iremos melhorar o atendimento nas escolas, postos de saúde e praças, e expandir para os bairros. É um grande ganho para os aracajuanos, na reconstrução da qualidade de vida”, apontou.