Secretário recebe comissão de agentes de trânsito e guardas municipais

Planejamento e Orçamento
14/03/2018 12h47

Na manhã desta quarta-feira, 14, o secretário municipal do Planejamento Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, recebeu uma comissão formada por representantes dos sindicatos dos guardas municipais e agentes de trânsito, além de dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), que realizavam uma manifestação no Centro Administrativo Aloísio Campos.

Conforme o secretário, a administração está apta a discutir todas as questões de interesse das respectivas categorias, desde que se estabeleça uma metodologia envolvendo uma apresentação prévia das pautas específicas e a respectiva participação dos secretários das pastas. “Estamos realizando um trabalho hercúleo para reconhecimento de direitos dos servidores municipais, com dezenas de mutirões realizados aos finais de semana e avançando pelo turno da noite. E trabalhamos sempre conforme a capacidade de pagamento do tesouro municipal”, explicou o secretário em relação aos diversos mutirões já realizados.

Augusto Fábio fez questão de demonstrar os diversos avanços já concedidos, como os R$ 3 milhões que já incidem  na folha de pagamento, diante da situação em que foi encontrada a gestão. “Estamos apelando para a compreensão das diversas categorias, para demonstrar que temos absoluto interesse em atender todas as justas reivindicações dos servidores. Ocorre que temos um planejamento e uma limitação que é a capacidade de pagamento do tesouro municipal. Se não obedecermos essas limitações, poderemos chegar a uma situação caótica que os servidores já conhecem que é o atraso de salários. Nós sempre trabalhamos sobre o patamar da segurança jurídica, e isso, muitas vezes, impede a concessão de determinadas reivindicações de imediato”, ponderou o secretário.

Passivo Encontrado

O secretário apresentou aos dirigentes sindicais o panorama que foi encontrado e, graças ao trabalho abnegado de diversos servidores, que trabalharam aos sábados, domingos e avançando à noite, e a um rigoroso controle de despesas determinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, já está equacionado. “Nós cortamos profundamente despesas para poder contemplar os direitos represados dos servidores e regularizar o pagamento. Encontramos mais de oito mil processos administrativos parados, R$ 52 milhões em contribuições previdenciárias não recolhidas, mais de 1.800 servidores sem reconhecimento de abono de permanência há dois anos, avanço de letra não concedido que, sozinho, representou um aumento de 4,95% nos salários da maioria dos servidores, e sobre o qual incidem também outras diversas vantagens e gratificações, dentre diversas outras situações demandando uma ação emergencial”, explicou.

Ao final, ficou definido que as entidades sindicais enviarão, via ofício à Secretaria Municipal de Governo, as respectivas pautas detalhadas que embasarão a construção de um cronograma de encontros com as respectivas categorias, dentro dessa sistemática a ser implementada.