USF Augusto Franco promove ação com Unidade Itinerante

Saúde
14/03/2018 19h10

Para integrar as ações educativas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade da Saúde da Família (USF) Augusto Franco, levou à comunidade local nesta quarta-feira, 14, os serviços de testagem rápida de hepatites (B e C), HIV/Aids e sífilis. A ação ocorreu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, que ficou estacionado no anexo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A gerente da USF, Alessandra Melo, disse que com as ações de saúde itinerante, quem mais ganha é a população. “Os nossos usuários pediram, e o intuito era fazer justamente um dia da especial para a comunidade. Uma ação diagnosticando doenças é muito importante, pois às vezes as pessoas não têm oportunidade ou tempo de ir até uma Unidade de saúde", revelou.

De acordo com a assessora técnica do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira, durante toda a manhã a equipe do CTA Itinerante esteve a postos para atender aqueles que desejavam cuidar da saúde.

“Nós temos o CTA fixo, que fica no Cemar do Siqueira Campos, mas com o nosso veículo conseguimos chegar mais próximo das pessoas que não acessam nossos serviços. Levamos o CTA para as universidades, feiras, escolas, empresas e, principalmente, até as comunidades que são consideradas pelo Ministério da Saúde como as mais vulneráveis”, explicou Débora.

Ainda segundo a assessora, esta ação é uma oportunidade de ter um diagnóstico precoce das doenças. “Quanto mais cedo se sabe que tem alguma Infecção Sexualmente Transmissível, mais rápido começamos o tratamento, o que melhora a qualidade de vida das pessoas como um todo, pois evitamos também a transmissão. O teste em si é muito simples e o resultado sai em cerca de 20 minutos. Ao chegar, a pessoa preenche uma fixa com dados básicos e depois, com uma pulsão, retiramos uma gota de sangue que serve para detectar tanto HIV/Aids, como também sífilis e as hepatites B e C. Quando o diagnóstico é positivo para alguma das doenças, o encaminhamento do paciente é feito de forma imediata”, garantiu.