Fundat e Seja Digital abrem inscrições para oficina de instaladores de antena e conversor para TV Digital

Formação para o Trabalho
15/03/2018 14h00

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) está com inscrições abertas para a oficina de capacitação para instaladores de antena e conversor para TV Digital (8h), em parceria com a Seja Digital, instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Ao todo, são 120 vagas distribuídas em quatro turmas que acontecerão nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) dos bairros Santa Maria (Início: 20/03 - manhã e tarde), Santos Dumont (Início: 21/03 - manhã e tarde), Coroa do Meio (Início: 22/03 e 23/03 - tarde) e no Centro da Juventude (Início 22/03 e 23/03 - manhã), situado no conjunto Augusto Franco.

As inscrições podem ser feitas na sede da Fundat (rua Pacatuba, 104, Centro) ou diretamente na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), local onde ocorrerá o curso e que possui o maior número das vagas. Os documentos necessários para efetuar a matrícula são: (original e cópia) do RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência (com CEP de Aracaju) e comprovante de escolaridade (Ensino Médio Incompleto).

De acordo com o representante da Seja Digital, Igor Cabral, até o dia 30 de maio, todo o município de Aracaju deve estar com o sinal analógico desligado. "Em todo o estado, almejamos atingir 93% das casas, oferecendo kits gratuitos com um conversor e uma antena para população baixa renda que possui cadastro em Programas Sociais do Governo Federal", explica Igor.

O agendamento para a instalação é gratuita, porém durante um período limitado. Para que o beneficiário saiba se está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado em sua região, ele deve acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

Segundo a diretora de Formação Profissional, Selma França, a Fundat sempre estará disposta a firmar parcerias que beneficiem o aracajuano. "A nossa intenção é buscar oferecer apoio à população, principalmente a mais carente, seja pelos nossos serviços diários ou pela cooperação que damos nas parcerias que fazemos. E esta é mais uma delas", acrescenta Selma.

Desligamento do sinal analógico

Até dezembro de 2018, mais de 1.300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. A partir daí, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema. Assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.