Feira de Potencialidades resgata autoestima e movimenta economia no Bairro América

Assistência Social e Cidadania
16/03/2018 18h51

Como forma de resgatar a autoestima e movimentar a economia da comunidade do Bairro América, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju realizou nesta sexta-feira, 16, o evento “Diálogo Popular - Feira de Potencialidades” na Praça Franklin Roosevelt. Por meio da iniciativa do Cras Enedina Bomfim, cerca de 40 pessoas tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos gratuitamente em stands de vendas de alimentos, artesanatos, roupas, calçados e acessórios. A mostra contou com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Movimento Popular de Saúde (MOPS), da Associação de Moradores do Bairro América, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Guarda Municipal e da Igreja São Judas Tadeu.

A iniciativa surgiu durante uma das reuniões da rede intersetorial para trabalhar o empoderamento financeiro e a prevenção da violência contra a mulher, a partir do segmento da Assistência Social. “Para diminuir a violência, precisamos pensar e entender porque as nossas mulheres estão sofrendo tanto e são as maiores vítimas. Os nossos espaços públicos devem ser locais de empoderamento e queremos discutir isso para ir mudando e transformando as nossas comunidades. Foi com a ideia da população local que fizemos o evento e pretendemos fomentar este tipo de ação cada vez mais. Aqui, hoje, estamos trabalhando as potencialidades femininas por ser um mês dedicado à mulher. Mas pretendemos estender a iniciativa para outros bairros e com outras temáticas”, destacou a vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Elaine Aquino.

A coordenadora do Cras, Elizabete Ribeiro, destacou que além do incentivo à geração de renda, os moradores também puderam conhecer mais sobre os serviços da rede intersetorial do município. “Aproveitamos para apresentar nossos equipamentos, levando até a população stands do Creas [Centro de Referência Especial da Assistência Social] Viver Legal, do Conselho Tutelar do 2º Distrito, do Centro de Zoonoses e da Unidade Básica de Saúde Joaldo Barbosa. Tivemos aferição de pressão e glicemia, exames de HIV, DSTs e hepatite. Além disso, proporcionamos um espaço de lazer e bem-estar, com corte de cabelo, massagem, reiki, acupuntura e apresentações artísticas e culturais. Esta ação, além de ser uma vitrine para o que é produzido pelos moradores e moradoras, é uma forma de nos aproximar enquanto gestão pública.”

Oportunidade 

“Há quase dois anos eu fui demitida do meu antigo emprego e pedi muita ajuda a Deus para me dar uma luz. Foi assim que eu tive a ideia de começar a fazer salgados e doces para vender e manter a minha família. Não foi fácil, mas estou vencendo aos poucos.” Assim começa a história de esforço e superação da autônoma Isabel Cristina Santos Nascimento, que antes de saber as medidas exatas de farinha, manteiga, sal e açúcar de um bom aperitivo, foi agente de limpeza em uma empresa particular. 

Referenciada no Cras Enedina Bonfim como beneficiária do Bolsa Família, Isabel conta que a feira foi uma ótima forma publicizar o que ela sabe fazer de melhor. “Eu vim meio descrente, pensei que não ia vender nada, mas me enganei e estou muito feliz de saber que tem tanta gente do bairro vendo meu trabalho e comprando. Todos estes salgadinhos e doces que estão aqui expostos são feitos com muito amor, carinho e dedicação.”

Homenagens

Durante o evento, dez mulheres do bairro América receberam o Troféu Enedina Bonfim, como uma forma de homenagem pelo destaque e trabalho junto a comunidade. Foram elas a estudante de engenharia florestal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Érica Santos; a ialorixá Marizete Lessa; a presidente do Conselho Local de Saúde, Maria do Carmo Alves Santos; a conselheira comunitária Carla Pereira Barros; a líder comunitária Cleide Santos de Santana; a presidente da Associação dos Moradores do bairro América, Ana Maria Santos; a fundadora do conjunto Maria do Carmo (in memoriam), Enaura Ribeiro; a líder comunitária, Nália Ferreira; a poetisa e ativista social, Josineide Dantas (Gigi Poetisa); e a integrante Conselho Municipal do Idoso, Palmira dos Santos Agripino.

Muito emocionada com o reconhecimento, Érica Santos disse que se sente feliz por ser exemplo para outros jovens. “Mesmo diante das adversidades é bom saber que é possível seguir um caminho digno. As pessoas tentam sempre fazer com que nós, que vivemos em lugares mais pobres, acreditemos que não vamos conseguir ter futuro. Eu aproveitei todas as oportunidades que o Cras pôde me oferecer sou a prova viva de que é possível chegar onde quiser.”