Construção da primeira Unidade de Saúde do 17 de Março segue adiantada

Obras e Urbanização
19/03/2018 10h32

O caçula dos bairros da capital é também o que vem recebendo um dos maiores montantes de investimentos da Prefeitura de Aracaju. O 17 de Março surgiu a partir de demandas apresentadas por moradia popular e foi projetado e criado na primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira que, além de iniciar a urbanização e desenvolver as primeiras políticas públicas no local, deixou projetos e recursos assegurados para dar prosseguimento às obras que dariam dignidade e proporcionariam mais cidadania. Nos quatro anos da gestão anterior, o bairro não recebeu investimentos, mas com o retorno de Edvaldo ao Executivo, as cerca de 20 mil pessoas que vivem na área voltaram a ser contempladas com investimentos públicos, que já somam cerca de R$ 20 milhões.

Uma destas importantes iniciativas é a construção da primeira Unidade de Saúde da Família (USF) do 17 de Março situada na rua Laudelino de Oliveira Freire (antigo acesso 32) e ocupando uma área de 4.379 m², onde serão construídas sala de acolhimento, nove consultórios, sala de odontologia com duas cadeiras, sala de observação com WC, sala de vacina, sala de curativos, farmácia, sala de nebulização, sala de reunião, administração, recepção, espera, WC feminino e WC masculino para o público, e demais ambientes de apoio.

Orçada em aproximadamente R$ 1 milhão, em recursos financiados com o Governo Federal, é mais uma prova do momento de retomada da qualidade de vida e do respeito da gestão municipal à "Constituição Cidadã", que estabelece a saúde como "Direito de todos e dever do Estado". 

Cronograma

A nova unidade começa a ganhar forma e a estrutura predial está sendo construída conforme normas técnicas e seguido o cronograma previsto desde a retomada. Os compartimentos internos já estão divididos, a primeira parte do piso já foi aplicada e as vigas que garantem estabilidade estão praticamente cobertas. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, acompanha o andamento desta obra e destaca a celeridade neste momento das obras. "Depois de um longo período paralisada, percorremos todos os caminhos que viabilizassem a retomada e isto aconteceu. Neste momento o ritmo é satisfatório e a fase a ser superada é justamente a finalização a construção das paredes divisórias. Em seguida, a parte externa do prédio deverá começar a ser urbanizada", garante Ferrari.