Orquestra e Burundanga se apresentam na Sementeira no aniversário de Aracaju

Cultura
19/03/2018 11h05

Um domingo de música no Parque da Sementeira. Foi assim que o aracajuano finalizou as comemorações aos 163 de Aracaju com um concerto ao ar livre da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) e com a apresentação do grupo percussivo Burundanga. Atraindo grande público, as apresentações na Sementeira foram iniciadas às 16h30 deste domingo, 18. 

A programação foi aberta pelo grupo Burundanga que encanta com um repertório variado baseado no samba. O bloco percussivo tem uma base musical ancorada nos folguedos e ritmos sergipanos, levando sempre a bandeira do folclore do estado, inspirado em grupos como São Gonçalo, Cacumbi, Samba de Aboio, Lambe Sujo, Samba de Pareia e tantos outros. 

Sob a direção do maestro Guilherme Mannis, a Orquestra Sinfônica teve a participação de dois convidados especiais, a soprano Nalini Menezes e o tenor Rafa Campos Salles, interpretando peças tradicionais de musicais da Broadway. A Orsse executou obras conhecidas como a ‘Toccata das Bachianas Brasileiras nº2’, do compositor Heitor Villa-Lobos, mais conhecida como o ‘Trenzinho do Caipira’, mas o público vibrou com a apresentação da música ‘Cheiro da Terra’, imortalizada pelo Grupo Cataluzes. 

“Aracaju merecia um evento assim, mesclando música clássica com música popular. Esse público enorme que veio prestigiar a programação do aniversário da capital sai daqui satisfeito com a qualidade dos nossos músicos, dos nossos artistas. Um concerto ao ar livre, nesse parque que é a cara da cidade, é um presente para o aracajuano”, observou Silvio Santos, presidente da Funcaju.

O diretor de Eventos da Funcaju, Fernando Montalvão, responsável pela organização do concerto, destacou que as apresentações do Burundanga e da Orquestra Sinfônica são um retrato da diversidade musical de Aracaju. “A proposta era ter na Sementeira público da música clássica e do samba popular. Conseguimos o objetivo com a orquestra e com o Burundanga. Foram, sem dúvida, duas apresentações marcantes”, frisou Fernando.

Inesquecível. Foi assim que a esteticista Eleonora Lôbo definiu a apresentação da Orquestra Sinfônica. Acompanhada da filha de 6 anos, ela afirmou que veio ao parque conhecer a Orsse. “É a primeira vez que acompanho a orquestra. Tinha ouvido falar muito da Orsse, do maestro Mannis, mas nunca tive a oportunidade de estar presente. Hoje realizei minha vontade e num concerto ao ar livre”, ressaltou. 

O empresário Arthur Simões e a esposa Italine Santos ficaram encantados com o repertório popular do Burundanga. “Sergipe possui muitas atrações musicais, é muito rico em grupos populares. Conheci o grupo no Carnaval e me tornei fã. Quando soube que estaria presente nas comemorações do aniversário de Aracaju decidi acompanhar. Minha esposa também virou fã do Burundanga”, declarou Arthur.