USF Geraldo Magela promove ação sobre violência contra a mulher

Saúde
19/03/2018 20h59

A Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, no Conjunto Orlando Dantas, promoveu na manhã desta segunda-feira, 19, mais uma atividade relacionada ao mês da Mulher. O conciliador do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Marcos Ouro, ministrou uma palestra sobre “Violência contra a Mulher”, na sala de espera para as usuárias e trabalhadores da unidade.

De acordo com a gerente da USF, Suiane Oliveira, este tema é recorrente na unidade. “Nós acompanhamos aqui muitos casos de agressão às mulheres, então esse é um assunto sempre abordado pelos nossos profissionais. Por isso, aproveitamos o mês em homenagem a elas e convidamos um especialista no assunto para trazer orientações aos usuários que frequentam a nossa USF”, explicou.

A assistente social da USF, Ana Paula Morais, informou que o especialista passou uma maior segurança às mulheres, no que diz respeito às ações que devem ser tomadas durante os atos de violência praticados. “As pessoas precisam ser orientadas para quando escutarem um vizinho maltratando a esposa, ou um irmão agindo com violência contra a irmã, saber como agir corretamente”, disse.

Visão compartilhada pela dona de casa Geilza de Matos Santos. “É muito bom nós ouvirmos estes alertas e aprendermos a agir corretamente. Eu mesma pude tirar algumas dúvidas hoje”, revelou.

Para o palestrante Marcos Ouro é bastante salutar discutir este tema. “Quanto mais divulgarmos, mais incentivamos as mulheres a denunciarem e a procurarem os nossos serviços. Nós fazemos cerca de oito audiências de conciliação por dia, e existem muitas queixas de mulheres contra os seus companheiros, mas percebemos que ultimamente vêm aumentando o número de registros de ocorrências de mães contra os filhos. Isso é um indicativo de que as pessoas estão tendo mais coragem para denunciar”, informou o mediador.