Começa a matrícula online na rede municipal de Aracaju

Educação
19/03/2018 14h18


A semana começou com  uma nova fase para rede municipal da Educação de Aracaju, que iniciou nesta segunda- feira, 19, o período de matrícula para o ano letivo 2018 , que este ano passa a ser online, como parte do projeto do Prefeito Edvaldo Nogueira em transformar Aracaju uma cidade humana, inteligente criativa.A iniciativa  irá acabar com as longas filas que os pais eram obrigados a enfrentar para conseguir vagas para os filhos. 

Com a informatização do processo, as matrículas podem ser feitas totalmente online pelo site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline ou aplicativo Play Store no smartphone: Matrícula Online. Só será necessária a ida à escola no momento da confirmação da matrícula, com a entrega dos documentos.  As solicitações online estão liberadas desde as 7h30 e seguem  até 17h . 
 
Até o dia 21, é o período da transferência interna, ou seja, para os alunos que já fazem parte da rede municipal, mas querem se transferir para outra escola da rede. Até o dia 22, pais ou responsáveis devem comparecer à nova escola escolhida com a documentação exigida para efetivar a matrícula. 

Após o período de transferência interna, será a vez dos alunos novos se matricularem na rede municipal. De 26 a 28 de março, o responsável legal pelo aluno deverá solicitar a vaga em uma das escolas municipais e terá até o dia 2 de abril para confirmar a matrícula. Segundo o diretor de Educação Básica da Semed, Manuel Prado, todas as escolas estão recebendo o suporte necessário para auxiliar os pais no momento da matrícula.
 
A secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, explica que toda a rede está preparada para sanar dúvidas e dar as informações necessárias. " Estamos dando início a uma etapa importante, que é a democratização das vagas, uma meta do prefeito Edvaldo Nogueira, que nos orientou,sobretudo, que ela deve ser de forma humanizada. Sabemos que há pais e responsáveis que naturalmente terão dificuldade em acessar o sistema, mas eles não devem se angustiar, devem informar à unidade de ensino pretendida e ligar para o nosso call center, através dos números 3179-1512, 3179-1574 ou 98106-2969 (whatsapp)", orienta.

Passo a passo

De fácil manuseio, tanto o site quanto o aplicativo foram desenvolvidos para trazer facilidade aos pais e responsáveis que solicitarão as matrículas. Primeiramente, deve-se baixar o aplicativo Matrícula Aracaju ou acessar o site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline.

Após escolher a opção "transferência interna" ou "alunos novos", o primeiro passo é colocar os dados do responsável legal, como número dos documentos, endereço e o grau de parentesco com o aluno. O segundo passo é colocar as informações do aluno, como nome completo e data de nascimento.

Após inserir todos os dados, na terceira tela, o internauta poderá selecionar o bairro da cidade onde está procurando a vaga. Após selecionar o bairro, série e turno desejados, aparecerão as escolas que possuem vagas a partir destes filtros de busca. O internauta deverá selecionar a escola desejada e confirmar a opção.

"Após verificar se a vaga está disponível e selecionar a escola desejada, o pai deve imprimir uma espécie de protocolo, que  a gente chama de requerimento de matrícula. Mesmo que o pai não possa imprimir, vai receber um número que pode anotar, e se dirigir a escola onde ele pediu a vaga com este número", informa a secretária adjunta, Antônia Arimateia. O número do protocolo do requerimento de matrícula também será enviado para o celular e o e-mail informados durante o processo de solicitação da vaga.

Caio Davines é do setor de tecnologia da Semed e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do portal da matrícula. Ele garante que os pais não terão dificuldade durante o processo. "O site está responsivo, hoje em dia todos os sites de plataforma tem essa tecnologia, que é para se ajustar quando é aberto no telefone celular, para poder facilitar os usuários a manusearem o sistema. A gente procurou deixar o portal bastante intuitivo e claro para que, em poucos minutos, a pessoa consiga finalizar o processo", garante Caio.