Matrícula online acaba com filas e leva praticidade a pais de alunos da rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2018 08h21

Imagine ser um pai ou uma mãe de origem humilde e ter que desembolsar entre R$ 50 e R$ 100 para alguém guardar um lugar na fila para matricular seu filho. Ou então, ter que varar a noite, tendo que trabalhar no dia seguinte só para garantir uma vaga para seu filho em uma escola de Aracaju e, mesmo assim, ter que contar com a incerteza. Essa era a rotina, em todo início de ano, da maioria dos pais que tinham filhos na rede municipal de ensino ou precisavam fazer transferência de escolas. As filas intermináveis, e por vezes estressantes, só valiam a pena quando, enfim, esses pais conseguiam concluir a matrícula com sucesso. Esses dias, porém, findaram com a aproximação do ano letivo de 2018 e com a chegada da matrícula online, iniciada como um dos cernes do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju voltados para a Educação. 

O cronograma da rede municipal teve início no dia 26 de fevereiro, com a renovação da matrícula dos alunos que foi feita presencialmente até o último dia 2. Nesta segunda-feira, 19, começou o processo online para os pais que desejam transferir o filho de escola, porém, permanecer na rede municipal. Esta fase segue até esta quarta-feira, 21, e serve como parâmetro para avaliar o processo da matrícula online que ainda tem uma terceira etapa, onde serão inscritos os alunos novos: fase que vai do dia 26 até o dia 28 deste mês. 

Quem viveu os momentos de filas intermináveis e hoje comemora a praticidade de fazer a matrícula pelo computador de casa é Ítalo Silva, pai de duas crianças, uma de 6 e outra de 8 anos de idade. “De casa mesmo eu fiz a matrícula deles, ficou muito mais fácil. Em anos anteriores, eu precisei até dormir na escola, quando não pagava para alguém ficar. Agora, eu só precisei trazer a documentação na escola e foi bem rápido”, relatou. 

Através do site http://www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, os pais ou responsáveis têm acesso a formas de matrícula, informações pertinentes, lista de escolas da rede, cronograma e a situação da matrícula, tudo de forma simples e prática para facilitar o dia a dia de quem tem como objetivo a educação. 

Como o sistema teve início neste ano, algumas pessoas tiveram dúvidas por não estarem familiarizadas com a nova forma de fazer a matrícula, mas, isso não foi obstáculo para a conclusão realizada com sucesso. Maria Aparecida de Souza, por exemplo, tem uma filha que saiu de uma creche para começar os estudos em uma escola municipal. A princípio, a mãe teve dificuldade em ter acesso ao sistema, mas, só por não ter que encarar uma fila, o esforço para se adaptar ao novo modelo foi válido. “Quando tive dúvida, liguei para a secretaria e o pessoal me explicou como eu deveria fazer e isso já me ajudou bastante. Graças à matrícula online, não precisei passar pelo sufoco da fila”, contou. 

Alcilene Cunha da Silva Santos também teve algumas dúvidas por não conhecer o sistema, mas, agora, já conta com a praticidade do processo. Ela apenas precisou se deslocar para confirmar a transferência interna dos dois filhos, de 8 e 9 anos de idade, levando a documentação de ambos. “Confesso que, como eu não conhecia o sistema, tive um pouco de dificuldade, mas, quando liguei para o número que está disponível no site, entendi tudo direitinho e foi bem rápido. É muito melhor fazer assim do que pegar fila. Tive bastante sorte porque só tinha uma vaga para a turma do meu filho e consegui. Não sei se teria conseguido se tivesse que enfrentar fila”, frisou. 

A matrícula online também facilitou a rotina de quem trabalha nas escolas municipais, como a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emef) Ministro Geraldo Barreto Sobral, Andreia Luiza Silva. “Antes era comum termos problemas com alguns pais no momento da matrícula porque existia muita confusão por causa das filas. Agora, tudo ficou muito mais prático e sem dor de cabeça, só precisamos conferir a documentação”, afirmou. 
 
Atendimento
 
Quem tiver dúvidas em relação ao novo sistema, pode procurar a Semed através dos números 3179-1512, 3179-1574 ou 98106-2969 (whatsapp). O contato também pode ser feito através do e-mail matricula.educacao@aracaju.gov.br.