Prefeitura recompõe iluminação ornamental da avenida Augusto Maynard

Obras e Urbanização
20/03/2018 11h57

Depois de furtos recorrentes de luminárias e após um período longo sem ter sido recomposto, o parque de iluminação do canteiro central da avenida Augusto Maynard, bairro São José, começa a ser restaurado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Nos últimos dias, o trabalho instalação de novas lâmpadas começou pelo início da via, nas proximidades do Cotinguiba, seguindo no sentido a praça Tobias Barreto. Dos mais de 20 pontos de iluminação que embelezam o canteiro, já foram consertados mais de 50% e o serviço deve continuar até concluir todo o trecho em que os equipamentos foram furtados.

Para resolver esta demanda, a gestão municipal está investindo cerca de R$ 8 mil em recursos próprios. Como em outras situações em que foram identificados furtos ou danos a equipamentos de uso coletivo, a Prefeitura acionou o aparelho policial e tomou as providências necessárias para identificar os possíveis suspeitos dos crimes.

Atenta e atuando de forma preventiva e corretiva, a PMA tem recuperado o parque urbanístico da capital. Além do valor estético que este tipo de iluminação possui, melhora a luminosidade noturna e diminuiu a possibilidade de violências contra as pessoas no ambiente urbano.

"A iluminação ornamental tem como função criar ambientes para convivência e circulação de pessoas e automóveis que sejam seguras e agradáveis durante a noite. Mas, manter estes equipamentos intactos é um desafio, porque eventualmente temos registrados atos de vandalismo ou furtos, e isto gera custos aos cofres públicos. Mesmo com a fiscalização da nossa Guarda Municipal, é recorrente que ocorram situações criminosas. Mas o importante é que, como no caso da avenida Augusto Maynard, temos buscado atender aos aracajuanos", revela Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb.