Saúde promove reunião com equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família

Saúde
20/03/2018 14h00

Trabalhar na melhoria, discutir, planejar, programar as ações cotidianas das equipes e alinhar os processos de trabalho. Essa foi a intenção da reunião desta terça-feira, 20, promovida no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Aracaju, que compõe a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


Segundo a coordenadora dos Nasfs, Clesimary Evangelista Molina Martins, esta reunião visa garantir a integração de todas as equipes. "Dentro do processo de trabalho são realizados atendimentos individuais, familiares, compartilhados, visitas domiciliares, atividades educativas e terapêuticas, rodas de conversa, palestras com temas relacionados à saúde, matriciamento e ações de prevenção e promoção, em todo ciclo de vida do usuário - seja criança, adolescente, adulto ou idoso. Cada equipe multiprofissional prioriza a demanda do território adscrito seja prevenção, promoção ou recuperação da saúde, variando de acordo com a demanda de cada território", explicou.


Ainda de acordo com Clesimary, estavam na reunião as nove equipes dos Nasfs de Aracaju, compostas por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e professores de Educação Física - que já trabalham integrados, dando apoio à Estratégia da Saúde da Família em 22 unidades básicas. "Com esse encontro, percebemos a potencialidade de unir ainda mais toda a equipe, desenvolvendo inúmeras ações, com o objetivo de discutir o planejamento do processo de trabalho, e aumentando a resolutividade da Atenção Básica de Aracaju", revelou.


Quaisquer usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser atendidos pelo Nasf e acompanhados por um ou mais dos especialistas. Para isto, basta ir à USF onde tem o atendimento clínico inicial e, a partir daí, há o encaminhamento para as categorias profissionais, caso haja necessidade. Para o fisioterapeuta da SMS, Amaro de Araújo Filho, a reunião é interessante para debater os pontos específicos das demandas que chegam nas unidades.


"Estes encontros nos aproximam ainda mais da coordenação, onde podemos mostrar a realidade que vivenciamos. O nosso trabalho e atividades não ficam restritos às unidades de saúde, e acabam utilizando-se do ambiente situado no território de atuação dessas unidades que são apoiadas, como praças e quadras onde acontecem atendimentos coletivos, por exemplo. Às vezes percebemos que há uma demanda comum, onde vários usuários apresentam o mesmo problema. A partir daí podemos fazer um tratamento em grupo, onde uma mesma patologia é tratada em várias pessoas ao mesmo tempo, conseguindo assim, uma maior interação com a comunidade", explicou o fisioterapeuta.


O Nasf foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2008, e implantado em Aracaju, com a proposta de ampliar as ações das equipes da Estratégia de Saúde da Família, fazendo com que as unidades básicas tivessem mais profissionais de especialidades que não estavam contempladas na equipe mínima do Programa Saúde da Família. Além das atividades clínico-assistenciais, o Nasf ainda desenvolve atividades tecno-pedagógicas, com ações nas áreas de saúde da mulher, saúde do idoso, saúde bucal, saúde na escola, com o objetivo de realizar diagnósticos primários e reduzir o número de patologias.