Sarau das Estações edição Outono Festivo celebra datas importantes para a cultura sergipana

Cultura
20/03/2018 18h17

Música, poesia e literatura de cordel marcaram as comemorações do aniversário do patrono da biblioteca Mário Cabral, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O evento aconteceu nesta terça-feira, 20, no teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, em parceria com o Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (Cabed-UFS).

 “Estamos estimulando e celebrando a cultura sergipana. Este evento traz a oportunidade de artistas, cordelistas, escritores e compositores exporem sua arte, além de evidenciar a nossa história através das homenagens aos personagens e profissionais que são importantes para a nossa história e, é claro, homenagear a nossa cidade. Tudo isso acontece no primeiro dia do outono”, destaca a coordenadora da biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso.

De acordo com a universitária e presidente do Cabed-UFS, Isis Garcia, a parceria com a biblioteca Mário Cabral tem a proposta de disseminar a arte e ser integradora. “Nosso objetivo foi alcançado. Desenvolver um projeto fora do ambiente acadêmico e trazer para mais perto da comunidade em um espaço de conhecimento, arte e cultura é, sem dúvida, gratificante e louvável. A gestão da biblioteca nos apoiou desde o inicio e hoje, nos mostra quanto estamos gratos com essa parceria”, diz.  

Para o estudante do curso de Biblioteconomia e Documentação, Paulo Fernandes, é necessário e enriquecedor realizar atividades que ultrapassem os bancos da universidade. “Estou muito feliz em participar do evento. Ele é especial, traz nosso desejo de sair da sala de aula ou da própria biblioteca agregando atividades que uma biblioteca pode oferecer aos usuários. Essa celebração através do Sarau das Estações tem um valor incalculável e deixa viva em nossas memórias datas importantes para a nossa história”, explica.

O Sarau das Estações deu a oportunidade aos artistas e visitantes se apresentarem no palco do teatro João Costa. ”É um evento muito importante para a nossa cidade e estimula a cultura. Eu trouxe um poema de Aracaju junto com outros poemas que são de minha autoria, além dos poemas do Patativa do Assaré. É uma emoção inexplicável. A Funcaju e a biblioteca estão de parabéns”, observa o universitário Márcio Rosa.

Já para o turista e cordelista José Olívio, ações que mostrem a cultura local são extremamente importante para todos. “Estava passeando pelo Centro Cultural quando descobri esse evento e me inscrevi para declamar alguns poemas. É muito gratificante levar a arte a todos os lugares para uma plateia cheia como esta”, diz.

“Hoje, foi um dia especial e para ser lembrado sempre. Mostrei minha música, declamei poemas e através deles podemos expressar nossa cultura e temas do dia a dia”, diz o escritor João Lover.

O evento contou com a presença ilustre do sergipano cordelista, Chiquinho do Além Mar, que subiu ao palco contou algumas histórias através das rimas e métricas conhecidas da literatura de cordel. “Um evento como este evidencia nossa cultura e instiga outros artistas a mostrar sua arte. Eu tinha que prestigiar e aplaudir para que sempre aconteça”, justifica.

Na platéia, estudantes que viram o sarau como uma oportunidade de conhecer mais a cultura sergipana. “Aprender fora da sala de aula é sempre interessante. Por isso, resolvemos assistir o sarau, pois é uma forma de conhecer sobre nossa história”, comenta a estudante Bárbara dos Santos.

“É gratificante ver o teatro lotado de gente interessada por nossa cultura. Fico feliz em ver a biblioteca atraindo a comunidade e fazendo parcerias para promover a cultura e o conhecimento além dos livros encontrados no acervo. O Centro Cultural de Aracaju sempre estará de portas abertas para o conhecimento e preservação da nossa cultura”, finaliza o coordenador do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias.