Assistência realiza no bairro Olaria II Plenária de Mulheres

Assistência Social e Cidadania
20/03/2018 19h46

Na tarde desta terça-feira,  20, aconteceu a II Plenária de Mulheres da Prefeitura de Aracaju, realizada por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. Com o objetivo de promover discussões acerca dos direitos da mulher, o evento aconteceu no Cras Terezinha Meira,  no bairro Olaria.

Dialogar com mulheres e para mulheres. Essa é a forma de trabalho que a Secretaria da Assistência Social, por meio da diretoria de Direitos Humanos, tem tratado sobre o tema em 2018. Em sua segunda edição, a plenária envolveu cerca de 100 pessoas da comunidade, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eliane Aquino, acredita que esse tipo de evento é muito importante para fomentar a cultura da promoção de direitos para as mulheres. “Durante muito tempo nós fomos ensinadas que não poderíamos alcançar os mesmos lugares que os homens, fomos ensinadas a baixar a cabeça. Agora nós temos que mostrar para as novas gerações de meninas e mulheres que nós podemos ocupar o lugar que quisermos, porque somos tão competentes e preparadas quanto qualquer outra pessoa. Lugar de mulher é onde ela quiser e nós vamos avançar cada vez mais. Fico muito feliz em estar nesse momento falando com mulheres e homens da comunidade, para que nós possamos disseminar essas informações ao maior número de pessoas possível”.

Para Lidia Anjos,  diretora de Direitos Humanos, essa é mais uma ação realizada pela diretoria que tem como foco fortalecer os direitos das pessoas que estão fora dos padrões impostos pela sociedade. “Direitos Humanos existe para que nós possamos dar voz a quem normalmente não tem essa oportunidade. As mulheres foram silenciadas por muito tempo e agora nós podemos falar em bom som sobre as nossas necessidades e direitos. Desde 2017 temos construído um diálogo muito forte com a população nesse sentido e os frutos dessa parceria já aparecem. Nossas mulheres estão mais empoderadas e cientes de seus direitos. Não vamos parar”.

Geovânia Martins mora há mais de 40 anos no bairro Olaria e festeja esse tipo de evento. “Nós temos que expandir tudo que está sendo dito para muitas e muitas meninas, para que elas saibam que não precisam baixar a cabeça para ninguém. Temos que tratar os homens com respeito e vice-versa, mas não ter medo deles. Hoje lá em casa eu vou conversar sobre tudo isso com minhas filhas e netas. Aprendi muito”.

O evento também foi marcado por apresentações de balé através de uma aula aberta, além de apresentações percussivas e artes marciais de grupos formados por jovens do bairro.