Biblioteca Ivone de Menezes promove atividades lúdicas com crianças

Cultura
21/03/2018 14h22

Com o tema ‘Cajueiro dos Papagaios’, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), desenvolveu diversas atividades lúdicas pedagógicas, que retrataram um pouco da história e cultura de Aracaju, que neste mês completou 163 anos. Cerca de 40 alunos dos 2º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Portugal participaram das ações realizadas na manhã desta quarta-feira, 21.

Mostrar o processo de formação da cidade, sua diversidade, belezas e tradições. Esses foram alguns dos principais objetivos das ações ministradas pela unidade da Funcaju, através de uma parceria com a mestre em História Isis Carolina Garcia Bispo. Os alunos puderam complementar os seus conhecimentos sobre desde o processo de colonização até os aspectos socioculturais atuais.

De acordo com Isis, essa atividade é uma forma de aproximar os estudantes da biblioteca e também de se trabalhar um contexto importante de uma forma descontraída. “Quando a coordenadora da Valdice me convidou, eu não tive como recusar porque se trata de uma contribuição para dar vida a esse espaço que é tão importante para comunidade. Aqui, a gente trabalhou temas importantes e também mostrou como ações alusivas ao Aniversário da Cidade podem despertar o interesse de uma criança em conhecer a sua história”, destaca.

Para a professora Verônica Barbosa visitações como essa é de suma importância para o processo de formação desses estudantes, pois ajuda a fomentar o hábito da leitura e também instiga o aluno a participar de projetos fora da sala de aula. “O processo de formação não acontece somente na escola, então, ações em espaços pedagógicos como a biblioteca contribuem diretamente para uma formação ligada à leitura e práticas extensionistas. Essas atividades também são importantes para que eles percebam o valor de um espaço como esse para comunidade”, observa.

A coordenadora da instituição, Nancy Vasconcelos, destaca que durante todo o ano a biblioteca realiza projetos direcionados às escolas e comunidade, a fim de intensificar e cumprir com o papel social deste ambiente educacional, que é muito mais que guardar obras literárias. “Muitas pessoas consideram a biblioteca apenas como um espaço de armazenamento de livros. Para mostrar o contrário, que aqui é um ambiente disseminador do conhecimento, nós realizamos diversos projetos ao longo do ano que são abertos para escolas e toda comunidade. Com a proposta de multiplicar as atividades da Ivone. Então, todos estão convidados para nos visitar e conhecer as possibilidades que podem ser encontradas aqui”.