Agentes de endemias recebem capacitação sobre processos de trabalho

Saúde
22/03/2018 16h12

Durante esta semana, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), através da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa), ministraram capacitação para os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação teve por objetivo repassar às equipes o olhar sanitário e ambiental trabalhado no território, identificando as situações de risco e reafirmando o compromisso de oferecer à população um serviço de qualidade.

De acordo a assistente social Conceição Balbino, capacitações como essa acontecem diariamente para profissionais de diversas áreas, reforçando o compromisso do Cerest na garantia da preservação da saúde dos trabalhadores no município de Aracaju. "Quanto aos agentes de endemias, nossa preocupação surge a partir do contato que eles têm com inseticidas e outros produtos químicos, bem como doenças. Deixá-los atualizados quanto aos procedimentos corretos que precisam desenvolver durante o exercício de suas funções é uma maneira de reduzir a vulnerabilidade desses profissionais", destacou.

Para a enfermeira Vanessa da Rocha, que também palestrou na capacitação, este é um momento fundamental para os agentes. "São profissionais que estão diariamente em contato com diversos tipos de patologias, e o conhecimento gerado a partir dessas capacitações direciona as medidas a serem adotadas, garantindo a preservação da saúde desses trabalhadores", disse.

Já a terapeuta ocupacional Leny Silva falou sobre os protocolos dos acidentes fatais e graves. "Realizamos ações de vigilância, acolhimento e notificação, fazendo a ponte entre os trabalhadores, em quaisquer setores da saúde pública. Esta capacitação proporcionou a troca de experiência para que tenhamos profissionais saudáveis trabalhando no combate das endemias", garantiu.

O coordenador de campo do programa do Aedes aegypti, Jeferson Santana, pontuou que todos os agentes de endemias já são capacitados para o trabalho, mas que essas atualizações são necessárias para o aprimoramento profissional. "É o espaço de tirarmos nossas dúvidas, compartilhando com nossos colegas as experiências e colaborando para tornar o trabalho mais produtivo. Com isso, a gente espera cuidar sempre melhor da saúde da população”, pontuou.