Saúde de Aracaju representa Sergipe no Fórum Mundial da Água

Saúde
22/03/2018 16h50

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do técnico da Gerência da Vigilância em Saúde Ambiental, Alexsandro Xavier Bueno, está representando Sergipe em Brasília (DF), durante o 8º Fórum Mundial da Água – evento que objetiva discutir o uso dos recursos hídricos no planeta, e que pela primeira vez é sediado no hemisfério Sul. Considerado o mais importante encontro do mundo sobre o tema, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas, entre técnicos de mais de 100 países.

De acordo com o técnico, o convite do Ministério da Saúde para representar o estado deve-se à atuação e colaboração do município de Aracaju com o desenvolvimento das ações do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). “O Programa Vigiágua foi implantado em Sergipe no ano de 2004, e consiste em desenvolver ações contínuas para garantir à população o acesso à água de qualidade, compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente”, explica Alexsandro, acrescentando que entre as ações do Vigiágua estão a avaliação da qualidade da água, a análise de resultados laboratoriais, e ações de fiscalização junto às estações de tratamento.

Alexsandro informa que o Fórum Mundial da Água é uma organização internacional que reúne interessados no assunto e que tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados aos recursos hídricos a fim de facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental para o benefício de toda a vida na terra.

“É um evento que busca contribuir para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável do recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional”, revela o técnico da SMS.

Alexsandro revela que um ponto que está sendo bem discutido no Fórum é a questão do reuso. “Está se construindo uma nova mentalidade em torno do reuso da água, principalmente nas construções comerciais. Devem ser construídos edifícios inteligentes com os investimentos direcionados para o reuso com captação de água da chuva, para que as pessoas não deem descargas com água potável, por exemplo”, frisou. O evento segue até esta sexta-feira, 23.