Sema sensibiliza aracajuanos para o uso consciente da água

Meio Ambiente
22/03/2018 10h32

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) distribuiu, nos dias 21 e 22 de março, cartazes em escolas públicas, terminais de integração, órgãos municipais e postos de saúde da cidade de Aracaju. O objetivo foi conscientizar a população sobre o uso responsável da água potável. 
 
Os cartazes continham a frase “Combate ao desperdício de água potável”. A ação, desenvolvida pelo setor de Educação Ambiental da Sema, é em cumprimento à exigência da Lei Municipal nº 4.771/2016, que dispõe sobre a divulgação obrigatória da respectiva frase no âmbito do município de Aracaju. Em seu art.1º, a lei destaca que a divulgação desta frase deve ser realizada em escolas públicas, terminais de ônibus, postos de saúde e órgãos municipais. 
 
Além da frase, também foram apresentados nos cartazes dicas de economia da água potável, como fechar a torneira ao escovar os dentes, controlar o uso da descarga, ao lavar o carro, dar preferência ao balde, e diminuir o tempo no banho. “O nosso objetivo com essa ação é alertar a sociedade para o não desperdício da água, um problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta”, explica Augusto Cesar Viana, secretário municipal do Meio Ambiente. 

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta quinta-feira, dia 22 de março, data criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. 
 
“A água é um recurso natural de extrema importância para a vida, desde a higiene pessoal a outros fatores, como o meio ambiente, alimentação, indústria, agricultura e fonte de energia elétrica. Esses são alguns fatores que explicam a necessidade de se preservar a água e dizer não ao desperdício”, conclui Augusto Cesar Viana.