Hora do Planeta: Sema adere ao movimento global

Meio Ambiente
22/03/2018 14h30

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) participará da 10ª Edição da “Hora do Planeta”, um evento simbólico criado em 2007 pela Rede World Wildlife Fund (WWF), que foi traduzido como Fundo Mundial da Natureza, com o objetivo de conscientizar a população sobre o aquecimento global. O ato será realizado no mundo inteiro neste sábado, 24, das 20h30 às 21h30, momento em que as luzes de determinados locais espalhados pelo mundo estarão apagadas. 
 
Este ano, a “Hora do Planeta” será realizada com foco na relação entre as mudanças climáticas e a importância da biodiversidade, uma campanha que será adotada até 2020. Os arredores do Mirante da Treze de Julho, situado na avenida Beira-Mar, bairro Treze de Julho, foi o local escolhido para ter as suas luzes apagadas por 60 minutos. Toda população sergipana pode também participar desse ato, apagando as luzes da sua residência durante uma hora, acompanhando o horário determinado em todo mundo.
 
O secretário Municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, afirma que a “Hora do Planeta” é um ato em que todos devem se envolver, não apenas as entidades públicas. É importante que empresas e toda a sociedade participem desse ato simbólico, como forma de demonstrar a sua preocupação com as questões ambientais, como o aquecimento global. “É hora de refletirmos e de nos unirmos para uma única ação, defender e preservar a existência do meio em que vivemos, para que as presentes e futuras gerações possam ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado”, destaca o secretário.  
 
A jornalista e radialista Magna Santana, uma das mobilizadoras da “Hora do Planeta” em Aracaju, vem desde 2011, ano em que a capital sergipana aderiu a esse ato, se engajando nesta causa. Ela destaca a presença do poder público municipal e de toda a sociedade nesta ação. “Engajando-se a esta causa, é uma oportunidade que todos nós temos, enquanto cidadãos, de pensarmos no nosso planeta. Qual futuro queremos para ele? Estamos presenciando diversas mudanças climáticas e a “Hora do Planeta” chama a atenção para isso. Um gesto simples, como apagar as luzes por 60 minutos serve como um alerta para conscientizar e chamar  a atenção  de toda a sociedade para a proteção do planeta”, diz. 

Histórico
 
A primeira realização da Hora do Planeta foi na Austrália no dia 31 de março de 2007, mobilizando cerca de dois milhões de habitantes. A Organização não Governamental (ONG) WWF tinha o objetivo de reduzir aproximadamente 5% de consumo de energia elétrica da cidade, mas o resultado foi além do esperado, com 10% de redução no consumo de energia.
Segundo a WWF, o movimento de apagar as luzes ainda é um alerta necessário sobre os impactos das mudanças climáticas, que estão cada vez mais constantes e intensos, assim como alguns desastres ambientais. No Brasil, esses desastres incluem recorde no número de queimadas, perdas na produção pela extensão do período seco e o racionamento de água que se estende pelo país.