Emsurb renova termo de adoção da Praça Luciano Barreto Júnior

Serviços Urbanos
23/03/2018 12h50

Revitalizar os espaços públicos e áreas verdes da cidade é o objetivo da Prefeitura Municipal de Aracaju. Porém, algumas praças, canteiros e jardins públicos são adotados por empresas particulares ou instituições que se tornam responsáveis por sua preservação. Na manhã desta sexta-feira, 23, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) renovou com a construtora Celi Ltda o termo de adoção para conservação, manutenção e irrigação da Praça Luciano Barreto Júnior, localizada na Avenida Jorge Amado, Bairro Jardins. 

Com a renovação, a construtora fica responsável até setembro de 2019 pela roçagem do gramado, capinação quinzenalmente de folhas e retirada de lixo diariamente, pintura de guias, manutenção de bombas dos poços tubulares e do sistema de irrigação e pela podagem das árvores com autorização prévia da Emsurb.

"É bastante gratificante para a Construtora Celi ter a certeza da contribuição que oferecemos a nossa cidade adotando um espaço público com paisagem agradável e proporcionando um ambiente de convívio saudável e uma sensação de bem estar as todas que frequentam a Praça Luciano Barreto Junior", destacou Ana Cecília Barreto, vice-presidente de negócios imobiliários da Celi.
 
Durante a entrega do termo, o diretor de Espaços Públicos da Emsurb (Direpa), Bira Rabelo, destacou a importância da adoção das áreas verdes. Segundo ele, a iniciativa auxilia na economia do município, além de proporcionar ambientes mais agradáveis para a comunidade. "Parceria dessa natureza é fundamental para a reconstrução da cidade. Além disso, auxilia a Prefeitura na redução de custos necessários para a manutenção dos logradouros públicos. As despesas de conservação de uma praça como a Luciano Barreto Júnior, onde a irrigação é digital, chega a cinco mil reais mensais. Entregamos o local pronto e a obrigação de quem adota é manter sempre cuidado", ressaltou.

A adoção

Cada contrato de adoção tem duração de um ano, podendo ser renovado. Qualquer empresa, associação de moradores ou pessoa física pode adotar. Após demonstrar o interesse, a Emsurb verifica se o interessado terá condições de arcar com a manutenção e, logo após, o contrato é assinado. Quem adota fica responsável pela limpeza, irrigação, adubação e podagem das árvores, além de apresentar um plano para arborizar ainda mais o local.

O interessado deve entrar em contato com a Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb, através do telefone (79) 3021-9927.

Espaços Adotados
 
No último dia 15, a Emsurb entregou aos administradores do condomínio residencial Ariovaldo Souza, o termo de adoção da praça localizada na rua Maria Vasconcelos de Andrade, no bairro Aruana. A praça Raul Andrade, no conjunto Jardim Esperança, foi adotada em outubro de 2017 pela associação de moradores do lugar.

Outro exemplo de adoção é a nova via do bairro Coroa do Meio. Construída em parceria com o shopping Riomar, a rua Dr. José Augusto Soares Barreto, que fica nas imediações do centro de compras, tem sua manutenção feita pelo grupo que mantém o shopping.

Também foi assinado um termo de adoção dos canteiros centrais localizados na avenida Delmiro Gouveia. Os quatro mil metros de canteiro adotado ficam localizados na região em frente ao Riomar, no trecho compreendido entre a descida da ponte Godofredo Diniz e o cruzamento com a rua Alda Mesquita. 

Em julho do ano passado, foi firmada a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o grupo Assaí Atacadista para reforma e manutenção de duas praças localizadas no bairro Olaria.