Saúde de Aracaju transfere gestão de contrato de Serviços da clínica São Marcelo para o Estado

Saúde
23/03/2018 17h20

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, participou nesta sexta-feira, 23, da segunda reunião de 2018 do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), realizada no auditório do Centro Administrativo Senador Gilvan Rocha, com o objetivo de debater vários temas relacionados à Saúde Pública nos municípios sergipanos.

O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems), e dos gestores da saúde de diversos municípios do interior. Entre as pautas, estiveram a transferência de Gestão do Contrato de Prestação de Serviços da Clínica de Repouso São Marcelo, e o remanejamento de teto financeiro.

Segundo a secretária, na última reunião realizada com o secretário da SES, Almeida Lima, foi relatada a problemática da Clínica São Marcelo e solicitada uma resolução. "Aracaju por ter uma rede substantiva eficiente, apenas precisa de 20% destes leitos. Como o recurso vinha sendo descontado da parte do financiamento de Aracaju, nós conversamos com o secretário para equalizarmos esta situação, pois hoje a clínica atende uma necessidade, em sua grande maioria, dos demais municípios", explicou Waneska.

De acordo com o diretor da Diretoria de Atenção Integrada à Saúde (DAIS) da Secretaria de Estado, João Lima Júnior, no mesmo dia da última reunião, o secretário aceitou a proposta de Waneska.

"Pela solicitação da SMS, o secretário Almeida Lima se colocou à disposição e assumiu a responsabilidade de trazer a Gestão do Contrato da Clínica São Marcelo para a SES. Neste momento, as equipes técnicas já vêm trabalhando no projeto básico, em um novo modelo de contrato, inclusive com a discussão de regulação", disse.

Presenças

Além da secretária da SMS, Waneska Barbosa, a mesa foi composta pelo diretor do DAIS, João Lima Júnior; pela secretária executiva do CIE, Áurea Torres Oliveira; pelo vice-presidente do Cosems, Joacy Souza Santos, e pelo secretário executivo do Cosems, Salviano Mariz.

A reunião também contou com a presença da diretora de Atenção em Saúde (DAS), Ana Márcia Menezes; da diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Sayonara Carvalho; da diretora do Núcleo de Contratos, Auditoria, Avaliação e Regulação (Nucaar), Tina Cabral; e da secretária executiva do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) de Aracaju, Vandecy Bezerra.