Eles com Elas: seminário da Assistência traz homens para debate sobre violência contra a mulher

Assistência Social e Cidadania
23/03/2018 21h51

No mês em que se comemora o Dia da Mulher, as ações da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju voltadas ao empoderamento feminino e ao enfrentamento à violência não param. Na noite desta sexta-feira, 23, foi a vez da realização do Seminário Eles com Elas: a importância do homem no enfrentamento à violência contra a mulher. O evento ocorreu na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria.

"Encontros como esse são fundamentais para que tenhamos os homens como parceiros no enfrentamento às violações de direitos contra as mulheres. Precisamos sensibilizá-los para que eles sejam também instrumentos de transformação e disseminação de informações que podem contribuir para reduzirmos os índices preocupantes de atos violentos contra a mulher", explicou a vice-prefeita e secretária Eliane Aquino, ao ressaltar que a mudança desses dados passa, especialmente, por uma mudança cultural e de um olhar menos machista na sociedade.

O encontro foi conduzido pela palestrante Aparecida Gonçalves, ativista do movimento feminista, especialista em gênero e violência contra a mulher e ex- secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, que realizou uma palestra focada não apenas na apresentação de dados ao tema e reflexões sobre o papel do homem nessa engrenagem. "Momentos como esse representam um grande avanço. Avalio isso principalmente a partir da forma como os homens se posicionaram no debate, com uma visão diferente e aberta para a discussão e para o debate. Encontros assim são essenciais para que possamos ter uma mudança de cultura e de comportamento em nossa sociedade, fazendo com que as relações possam ser estabelecidas de forma diferente, em bases mais justas e igualitárias", avaliou Aparecida.

Marcado, ainda hoje, por índices de vulnerabilidade social e econômica, o bairro Santa Maria foi escolhido como o ponto de partida de ações que pretendem reforçar a importância do papel do homem na luta pela igualdade de direitos entre os gêneros. "Através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres, temos trabalhado intensamente para trazer o tema para a população aracajuana. Realizamos uma série de ações junto aos usuários dos equipamentos da Assistência Social e também seus trabalhadores. Agora, queremos ampliar ainda mais este olhar trazendo os homens para o debate e os sensibilizando para a importância do princípio básico da igualdade da inclusão social, com as mesmas oportunidades, direitos e deveres", afirmou a diretora de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju, Lídia Anjos.

Segundo Mário Carlos dos Santos, que é mestre de capoeira e também trabalha com reciclagem, o encontro foi muito positivo. "Fiz questão de vir aqui porque eu procuro ajudar minha esposa no dia a dia em tudo que posso, porque sei que isso é o certo e porque acho que os direitos têm que ser iguais. Eu vejo que as mulheres têm que ser nossas parceiras, mas a gente sabe que ainda precisa mudar muita coisa e conversas como essa são muito boas".

Para a diretora da Emef Papa João Paulo II, Silvana dos Santos, debates sobre esse tema são sempre bem-vindos também para que as famílias, não apenas as mulheres, se esforcem para ampliar seu olhar no dia a dia e não contribuírem, mesmo que de modo inconsciente, para a perpetuação do machismo. "Na maioria das casas ainda são as meninas que fazem as tarefas domésticas. E eu acho que não é nada demais ensinarmos nossos filhos a ajudarem também. Se o ambiente é de todo mundo, os meninos também devem ser orientados a zelar pela casa. É nesse olhar cotidiano que podemos enfrentar o machismo e contribuir para uma sociedade efetivamente igualitária".