Aracajuanos elogiam atuação da Guarda Municipal na segurança do transporte público

Guarda Municipal
04/04/2018 18h36

Em fevereiro deste ano, a Operação Terminal Seguro completou um ano de efetivação. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania é desenvolvida pela Guarda Municipal e tem o objetivo de garantir a segurança dos aracajuanos que utilizam ônibus, principal veículo de transporte de passageiros da capital. E com o aniversário da operação, quem ganhou presente foram os munícipes. Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setrasp), no primeiro bimestre do ano, o índice de assaltos a ônibus na capital teve queda de 34,48%.

A Operação Terminal Seguro é constituída de ações estratégicas, entre elas o policiamento preventivo ostensivo nos terminais, porém, mais recentemente, foram implementadas a realização de blitz. De forma planejada e programada, os guardiões abordam ônibus e revistam os passageiros nas principais avenidas da capital, coibindo qualquer tentativa de crimes nos transportes.

De acordo com o rodoviário David Silva, as abordagens são fundamentais para a redução de assaltos. "Todas as abordagens feitas são corretas e necessárias. Como motorista, aprovo 100%. Além de auxiliar a Polícia Militar no combate à violência, a atuação da Guarda reduz bastante os assaltos e nos proporciona tranquilidade", relata.

O passageiro Jonatas Souza aprova a atuação dos guardas e diz não perceber qualquer discriminação nas abordagens realizadas. "A ação é necessária para inibir qualquer crime que venha a acontecer por pessoas que já entram no ônibus com má intenção, uma vez que o índice de assaltos está grande em Aracaju, principalmente nos ônibus. Não vejo qualquer distinção nas revistas. Todos os homens e todas as mulheres são abordadas, sem olhar qualquer tipo de especificação", afirma.

Quem presencia as abordagens da Guarda Municipal e vê apenas os homens descerem do veículo tem a falsa impressão de que as mulheres não são revistadas. Mas, de acordo com o coordenador da Ronda da Capital (Rondac), supervisor Nilson Reis, todos os passageiros, sem exceção, são revistados. "Revistamos todos os passageiros e passageiras que estão no ônibus, sem distinção. As mulheres são revistadas de forma diferente, permanecendo no veículo, e os homens descem. É apenas por uma questão organizacional. Elas são revistadas dentro do ônibus por uma guarda feminina. A operação só acontece se houver uma guarda feminina conosco", destaca o supervisor.

A autônoma, Cícera Aparecida, disse que já passou por várias abordagens da GMA e sempre vê guardas femininas. "Apoio totalmente. Tem que abordar mesmo. Às vezes, os homens escondem as armas e as drogas nas bolsas das mulheres, porque pensam que elas não vão ser abordadas. Mas quando os guardas entram no ônibus, todo mundo é revistado. Sempre tem guarda mulher para revistar a gente, e eu não me sinto constrangida, muito pelo contrário. Me sinto bastante segura, tem reduzido bastante o número de assaltos", relata Cícera Aparecida, moradora de Aracaju e usuária do transporte público.

Denúncias

Suspeitas ou crimes em ônibus e terminais de integração devem ser denunciados através do telefone 153 ou por meio do aplicativo WhatsApp pelo número 98166-7790, ou ainda através do contato direto com os guardas municipais. A contribuição da população é fundamental para que os índices de crimes nesses locais continuem sendo reduzidos.